[GTER] link aggregation - diferentes capacidades

Leonardo Porto leonardo.porto at iw.net.br
Mon Jul 13 15:12:20 -03 2020

Olá a todos,

Alguém sabe uma forma de realizar um tipo de agregação L2 em duas portas
de um switch conectadas a enlaces de rádio com capacidades distintas?

Tenho essa possível demanda de interligar alguns pontos de presença com
dois enlaces distintos, um de maior e outro de menor capacidade, seria
necessário balancear de forma mais ou menos proporcional e caso ocorra
queda no enlace maior o outro segura temporariamente, ainda que
congestionado.

Pelo que pesquisei isso não funcionaria com LACP, pois os switchs
assumem apenas a velocidade das portas ethernet e distribuem os fluxos
de forma dinâmica entre elas.

Roteamento L3 está fora de questão por enquanto pois tornaria a
topologia muito complexa.

Se não houver forma de agregar talvez algo semelhante ao Redundant Port
da Extreme deixaria o enlace de maior capacidade na porta primária e o
outro na secundária, só não sei se isso pode coexistir com STP que já
tenho na rede por exemplo.

Obrigado desde já,
Leonardo.