[GTER] PBR Huawei

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Jan 14 17:32:29 -03 2020

Corroboro com o Márcio.

Nunca entendi bem por que o pessoal usa netmap pra fazer CGNAT em CCR.
Apesar de funcionar a lógica muda bastante e talvez possa dar margem
para ocorrer esses episódios que parecem falta de otimização, mais
especificamente falando falta de jumps no lugar certo. Sem os jumps
colocados no lugar certo qualquer CPU vai sentar.

Também considero 1:64 demais e pouca porta principalmente para aqueles
usuários que tem um uso mais intenso (escritórios ou gamers). 1:32 é o
mínimo razoável, na minha visão, para ajudar evitar problemas
decorrentes e se traduz em uma boa economia de endereços IPv4 públicos.
Claro se você tiver IPv6 100% sendo entregue para os usuários, caso
contrário pode não ser o caso.
Já vi caso de CCR que não era nem 1072 nem 1036 fazendo muita coisa com
as regras bem colocadas.

Huawei nem NE20 nem NE40 não fazem CGNAT, pode esquecer. Não tem segredo
nem nada alternativo para ser feito. Simplesmente a arquitetura do
hardware não é pra isso.
Neste caso coloque o CGNAT em uma caixa separada e dedicada para isso.

Fernando