[GTER] Aumento Jitter

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Feb 28 20:47:33 -03 2020

Está se considerando que o problema está necessariamente no escopo do
cliente.

Mas uma coisa que tenho visto com frequência é esses picos de latência
acontecendo por contas de falha no transporte.

Muitas redes são montadas com o combinado MPLS+VPLS, e isso transportando a
rede pros POPs.
(Receita MUITO BOA e versátil.)

Mas já peguei vários casos em que do nada dá essas atrazadinhas na entrega
de pacotes pela rede de transporte, e na rede "física" isso não acontece.
Aonde eu peguei esse caso, eram equipamento de um fabricante bastante
popular, e supostamente não havia sobrecarga nas trocentas CPUs do
equipamento.

Mas, magicamente, ao trocar o equipamento por outro vendor, o jitter sumiu.

Não sei como é o seu ambiente, mas considere analisar essa possibilidade.

P.S.: Geralmente, se você usar pacotes grandes no ICMP (1450bytes) vai
ficar mais frequente a aparição desse jitter, isso confirma a teoria de
alguma inadequação do mecanismo de transporte L2.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação