[GTER] [help] TPLINK C20 e C5 parecem perder rota padrão
Joelson Vendramin
jtvendramin at yahoo.com.br
Thu Dec 10 08:06:52 -03 2020
André, bom dia!
No lado do seu concentrador, você trabalha com algum valor diferente de infinito para o timeout de sessão PPPoE? As vezes é melhor configurar algum valor (nem que seja alguns dias) para que a sessão PPPoE seja renovada de tempos em tempos.
Outra dica é verificar aqueles parâmetros que derrubam a conexão por inatividade. Via de regra, sempre evito usar essas coisas.
São apenas algumas dicas... de repente você já passou por elas e viu que está tudo certo!
Atn,
--Joelson Vendramin
Em quarta-feira, 9 de dezembro de 2020 20:26:44 BRT, Andre Almeida <andre at bnet.com.br> escreveu:
Amigos, boa noite!
Venho trazer um problema que há meses não consigo solucionar mesmo pedindo
ajuda da TP-Link.
Estou tendo um cenário bem esquisito aqui, onde o tunel PPPoE do roteador
se mantem ativo no lado do concentrador, porém, do lado do cliente mostra
como desconectado.
Em alguns casos os clientes relatam que a luz "laranja" do roteador, que
representa falha na conexão, chega a acender. Às vezes não acende.
Quando isso acontece, o roteador se torna inacessível pela WAN.
Não responde nem a ping pelo concentrador, voltando apenas quando
reiniciado (como mostra a imagem):
https://i.ibb.co/FK83qGW/image.png
Se deixarmos o roteador quieto, ele retorna sozinho, e o túnel não cai.
Tanto que é isso que mais chamou a atenção dos técnicos.
O roteador não aparenta estar em modo "stuck" como se houvesse um gargalo
de CPU ou estouro de recurso, pois ele é acessível pela LAN.
Acessando pela LAN, vemos o seguinte:
https://i.ibb.co/PWMwkSF/image.png
Embora dê pra ver que falta o gateway IPv6, quando o roteador é reiniciado
o gateway aparece.
Entretanto, mesmo desativando o IPv6 da WAN do roteador, não resolve o
cenário. O que não parece ser algo relacionado a IPv6.
Parece que o roteador realmente perde a rota padrão, que embora o
concentrador e todo o backbone ainda a tenha, não há resposta do roteador
do cliente, mesmo tendo o túnel UP.
Capturando pacotes com wireshark dá pra ver que os pacotes são enviados ao
túnel e não acho que seja problema na L2, pois ainda é possível ver os
pacotes keepalive do PPP sendo trocados entre roteador e concentrador.
Isso ocorre completamente aleatoriamente, não tem horário, não acontece com
vários ao mesmo tempo, não vejo nem dentes no gráfico. Porém ao cliente
percebe-se a queda que dependendo da situação requer o restart do
equipamento.
Já vi também casos em que um restart apenas não solucionou, tendo que
reiniciar o roteador mais de uma vez.
Eu não consigo mais pensar em nada que possa ser o problema.
Inclusive já percebi até que o roteador faz consultas periódicas (30 em 30
segundos) para resolver DNS (entrada A) para a.root-server.net, como se
fosse um probe de verificação de conectividade, entretanto, mesmo forçando
via firewall a falha da query, não consegui forçar o cenário de desconexão.
Já tentei deixar o roteador pegando logs e encaminhando para um servidor de
logs, porém, como ele perde a conectividade, parece que não encaminha os
logs...
E se deixar salvando localmente, nunca tive sorte de obter o log.
Já tentei fazer uma gambiarra de deixar o log sendo encaminhado para um
equipamento na LAN e desse equipamento mandando um NAT para o servidor de
LOG, porém, nesse equipamento nunca deu o problema.
O negócio é bem irritante de achar o problema.
Alguém tem alguma sugestão? Já passou por isso antes? Ou lendo veio algo à
mente ?
Qualquer ajuda é válida.
Obrigado!
André Almeida
--
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