[GTER] Fórum IX.BR - Fale com o IX - Resumo

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Dec 8 11:01:39 -03 2020

> Alguns deles foram abordados, alguns respondidos, alguns foram apagados do
> chat😖, e alguns passaram batido pelo tempo escasso.

Você estava com opção "Top Chat" ou "Live Chat" ? Na "Top Chat" o algoritmo
do Youtube decide quais mostrar...

> Sobre necessidades muito importante
> -----------------------------------
> E - Automatização dos reversos de DNS - (gera muitos mal-entendidos)

Eu entendi que comentaram disso como uma sugestão interessante...

> G - Host de preenchimento. Host Dummie respondendo ICMP de todos os IPv4
> VAGOS do ATM.
> (Grandes possibilidades para um projeto de honeypot)

O CERT.br deu +1 na última frase... ;-)

> H - Jumbo Frame - MTU 9100+ - Acharam que a gente ia esquecer né?
> Mudar SOMENTE no L2 do fabric

Com a ressalva que já fiz disso acontecer em outra VLAN...

>    H.2 - Sendo um dos únicos IXPs do mundo com Vlans diferentes para IPv4 e
> IPv6, e como o PMTUD é melhor resolvido no IPv6, é uma ótima possibilidade
> início.

Isso do PMTUD ser melhor resolvido em IPv6 pode valer para TCP. Para UDP é
exatamente o contrário, IPv6 tem mais problemas.

> I -  Iniciar a Filtragem nos Route-Servers baseada em IRR - AS-SET

Eu entendi que IRR seria critério de marcação mas não de filtragem.

Rubens