[GTER] Ajuste de Localpref, MED e Participação em IX Regionais

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 21 12:22:38 -03 2020

  Antigamente(10-15 anos atrás), dois ASNs se encontrando e localizações
geográficas diferentes era coisa só de Tier 1.
Com o advento dos IXPs mudo afora, isso mudou! E mudou RADICALMENTE!

No LACNOG 2020 que acontecerá entre 5 e 9 de Outubro, farei uma
apresentação correlata a esse tema.

BGP MED baseado na latência - Uma métrica simples, eficaz, e altamente
padronizável de se resolver BGP potatoes
Antecipando os devidos créditos:
Minha primeira inspiração sobre isso foi numa apresentação do Rinaldo Vaz
em um PTT-Forum das antigas...
Mais recentemente, aprendi que a Cogent utiliza a latência estimada em
microsegundos informado no parâmetro MED.
Estou em trabalho conjunto com uma Carrier para experimentação dessa
metodologia como padrão.