[GTER] RES: RES: Rota presa AS3356 Level3
Andre Bolzan
andre.bolzan at fixfibra.com.br
Thu Aug 20 18:15:53 -03 2020
Agora fiquei com medo de fechar contrato com a LEVE3...
Empresa Tier1 com esse tipo de problema...
Sobre o trânsito a PTT-SP ainda é recomendável? Os problemas se restringem
a sessão IP ?
Em ter., 18 de ago. de 2020 às 19:34, Roosvelt David <
roosveltdavid at hotmail.com> escreveu:
> Forte ataque uma pinoia. É safadeza mesmo.
>
> Não é desculpa pra prender um anúncio por 6h ou mais na tabela. Isso não é
> de hoje. Eu já tenho esse problema com 3549/3356 há anos.
>
> Já tive problemas de ficar com a operação fora e os anúncios pela L3/CTL
> continuavam firmes e fortes depois de horas da borda estando Desligada.
>
> Outras vezes tomando ataque DDoS anunciei tudo em cima da mitigação, mas
> ela não fazia efeito por conta dos /24 pela L3 estarem presos e eu ter de
> ligar no suporte pedindo pelo amor de Deus pra limparem as rotas pra poder
> usar a mitigação do DDoS.
>
> Todas as vezes que escalonei pra engenharia sempre mencionaram uma dita
> caixa dentro da hierarquia dos Routing reflectors do ASN3549 no RJO que
> estava desatualizada que gerava esse comportamento de “rota presa” (pelo
> visto ainda continua)
>
> Como 3549 e 3356 são ASN’s confederados, a “rota presa” no 3549 fica
> propagada no 3356 até alguém ir lá no dito roteador do 3549 e forçar o
> refresh manualmente.
>
> Segundo o que a Engenharia me jurava de pé junto que esse comportamento
> era restrito as sessões fechadas no ASN 3549. Sessões que já eram fechadas
> no AS3356 não tinham esse problema.
>
> Porém, algumas de vezes já peguei o comportamento ocorrendo também em
> sessões fechadas no 3356. Especialmente no Nordeste e Centro-Oeste.
>
> Hoje para contornar esse comportamento, sempre que eu pego algum cenário
> que envolva L3/CTL sempre coloco alguns prepends nos anúncios que saem por
> ela para que em caso de emergência eu consiga manipular alguma coisa, pois
> é quase certo que sempre vai prender alguma coisa na L3/CTL.
>
>
>
>
> De: contato at gomaicom.br<mailto:contato at gomaicom.br>
> Enviado:terça-feira, 18 de agosto de 2020 16:52
> Para: gter at eng.registro.br<mailto:gter at eng.registro.br>
> Assunto: Re: [GTER] RES: Rota presa AS3356 Level3
>
> eles estão sobre forte ataques por isso está esse caos.
> estou com dois provedores usa Level3 direto
> somados estão recebendo 1tera de ataque
>
> Em 18/08/2020 16:40, Lucas Willian Bocchi escreveu:
> > Não tem pessoal.
> > Já falei com eles várias vezes numa boa e nunca consegui resolver. Tenho
> 6
> > ou 7 provedores com o mesmo problema. Alguns nem tem TRÂNSITO com a
> Level3
> > mas eles acabam prendendo a rota mesmo assim. Nós vamos enviar uma
> > notificação extra-judicial em nome de todos esses provedores. Vemos que
> é a
> > única forma de resolver.
> >
> > Em ter., 18 de ago. de 2020 às 16:32, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
> > alexandre at opticalhost.com.br> escreveu:
> >
> >> Não tem ninguém aqui da L3 que possa ver isso?
> >>
> >> Parece algo tão simples, como uma configuração de "hold time" do
> >> keepalive em menor tempo, pra que a sessão seja derrubada mais
> >> rapidamente...
> >>
> >> Alexandre Aleixo
> >>
> >>
> >>
> >>
> >> Em ter., 18 de ago. de 2020 às 15:50, Alysson Jose da Silva <
> >> alyssonjose at gmail.com> escreveu:
> >>
> >>> Aconteceu aqui também, mas no AS 3549
> >>>
> >>> triste....
> >>>
> >>> Em 18/08/2020 15:29, João Butzke escreveu:
> >>>> Acontece aqui no sul tambem, não é privilégio do norte rsrsrsrs
> >>>>
> >>>> Att,
> >>>>
> >>>> Em 17/08/2020 17:35, Vinicius Gruske Dorneles escreveu:
> >>>>> Estou com um cliente do Norte do país com rota presa no AS3556 nesse
> >>>>> exato momento. Estou tendo que anunciar o anúncio /24, pois o /23
> pela
> >>>>> rota presa tem AS-PATH menor que o da outra operadora. Acabei de
> ligar
> >>>>> para o suporte da Century Link, e a menina me falou que um Engenheiro
> >>>>> iria me retornar. Esperar para ver...
> >>>>>
> >>>>> Tenho um outro cliente que fecha sessão com o AS3549 em Porto Alegre,
> >>>>> que, igualmente ao relato do Vagner, não tem problemas com rota
> presa.
> >>>>>
> >>>>> Mas eu percebi que esses problemas acontecem com ASNs que estão mais
> >>>>> pro norte do país. O que faria sentido se o problema for em um
> >>>>> roteador no Rio de Janeiro.
> >>>>>
> >>>>> Em seg., 17 de ago. de 2020 às 16:40, vagner silva sousa
> >>>>> <vagnerss2011 at gmail.com> escreveu:
> >>>>>> Na época me relataram que o problema era porque estavam migrando o
> >>>>>> AS3549
> >>>>>> para o AS3356 e tinha um roteador no Rio de Janeiro que estava
> >>>>>> desatualizado e estava prendendo os prefixos.
> >>>>>>
> >>>>>> Em seg., 17 de ago. de 2020 às 16:09, Vagner Felipe Becker <
> >>>>>> vagner at nexsul.com.br> escreveu:
> >>>>>>
> >>>>>>> Rota presa?! Será que a L3 começou a adotar Mikrotik no core?!
> >>>>>>>
> >>>>>>> kkkk, brincadeiras a parte, tenho sessão fechada com eles no AS3549
> >> em
> >>>>>>> Porto Alegre e nunca me aconteceu isso. Vou subir um peer nos
> >> pŕoximos
> >>>>>>> dias por SP via bilateral no IX no AS3356, vou testar se o problema
> >>>>>>> ocorre e posto pra vcs.
> >>>>>>>
> >>>>>>> Att,
> >>>>>>>
> >>>>>>> Vagner Felipe Becker
> >>>>>>>
> >>>>>>> Em 17/08/2020 14:16, Lucas Willian Bocchi escreveu:
> >>>>>>>> Eu ja reclamei com o time de engenharia deles e nao tive retorno.
> >>>>>>>> Tenho
> >>>>>>>> esse problema a meses.
> >>>>>>>> Sou a favor de tomar uma atitude mais rígida em relação a isso.
> >>>>>>>>
> >>>>>>>> Em seg, 17 de ago de 2020 12:17, Robson F. Ramaldes <
> >>>>>>> robson at netnew.com.br>
> >>>>>>>> escreveu:
> >>>>>>>>
> >>>>>>>>> Boa tarde
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Peguei 2 casos em lugares diferentes com o mesmo problema
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Em um, retiramos os anúncios da sessão com eles e o
> >>>>>>>>> outro caso foi um rompimento que derrubou a sessão
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> ambos as rotas ficaram "presas" nas consultas pelos looking glass
> >>>>>>>>> só resolveu anunciando o mesmo bloco idêntico ou mais especifico
> >> por
> >>>>>>> outra
> >>>>>>>>> operadora
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Att.
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Robson F. Ramaldes
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> -----Mensagem original-----
> >>>>>>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Charles
> >> Barreto
> >>>>>>> Macedo
> >>>>>>>>> Enviada em: segunda-feira, 17 de agosto de 2020 11:31
> >>>>>>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <
> >>>>>>>>> gter at eng.registro.br>
> >>>>>>>>> Assunto: Re: [GTER] Rota presa AS3356 Level3
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Bom Dia,
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Para nós, é um problema antigo... Já aconteceu de demorar mais
> >> de 6
> >>>>>>> Horas
> >>>>>>>>> para baixar os anúncios..
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Em seg., 17 de ago. de 2020 às 11:16, Gabriel Wolp <
> >>>>>>> paivgabriel at gmail.com>
> >>>>>>>>> escreveu:
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>>> Nós paramos de anunciar para nossos upstreams um /21 inteiro as
> >>>>>>>>>> 6 da
> >>>>>>>>>> manhã, porem este ASN ainda mantem o /21 na sua tabela de
> >>>>>>>>>> roteamento e
> >>>>>>>>>> espalhando este bloco indevidamente, mesmo não estando sendo
> >>>>>>>>>> anunciado
> >>>>>>>>>> para nenhum de nossos upstreams. Já aconteceu isso com alguém?
> >>>>>>>>>> --
> >>>>>>>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>>>>>>>>>
> >>>>>>>>> --
> >>>>>>>>> Atenciosamente,
> >>>>>>>>>
> >>>>>>>>> Charles Barreto
> >>>>>>>>> Zoom Telecomunicações
> >>>>>>>>> (44) 31112-2477
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