[GTER] [BPF] ERP p/ ISPs sem suporte a IPv6

Simei Tabordes Gonçalves tabordes at gmail.com
Mon Sep 23 10:17:33 -03 2019

Aqui uso o ROUTERBOX que é cegueta em IPv6 e resolvi com as soluções abaixo:
 - ERP não consegue fazer o Log da entrega do IPv6 de Wan <--- Um servidor
de logs com centos/syslog com ajuda de scripts no concentrador resolveu
aqui.
 - ERP não consegue fazer o Log doe Prefixo delegado para a Lan do
cliente. <---
Um servidor de logs com centos/syslog com ajuda de scripts no concentrador
resolveu aqui.
 - ERP/BRAs não consegue fazer o bloqueio de IPv6 em caso de
inadimplência.  <--- Um script que pega a address list de bloqueados, bota
os IPs em um "for" que percorre os ppp/actives no mikrotik, coletando os
nomes PPPOE, e depois compara com as rotas IPv6 baseadas no nome PPPOE, se
encontrar o mesmo nome remove a rota IPv6 do usuário bloqueado. Rodo esse
script de 2h em 2h, por que caso o cliente bloqueado reconecte ele vai
recuperar a conectividade IPv6. Pra ajudar a contornar todo cliente
bloqueado fica com 1Kb de limite de banda(isso é gerado pelo Routerbox
mesmo). Mas uma simples mensagem de whats acaba passando as vezes e só
esperando o script rodar novamente para o cliente ter a navegação
completamente bloqueada novamente.