[GTER] [BPF] ERP p/ ISPs sem suporte a IPv6

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun Sep 22 13:08:54 -03 2019

Fischer, a questão do registro do IPv6 entregue ao usuário acredito que
existem 2 coisas que precisam ser levadas em consideração:

- Idealmente esse registro deveria ser feito pelo próprio Radius, porém
existem casos onde o BRAS pode não suportar
- Nesses casos o ERP pode coletar os logs locais do BRAS, tratar essas
informações e guardar em um banco de dados. Isso é bem similar à enviar
logs do BRAS via syslog para um servidor para de igual forma tratá-los,
ou apenas armazená-los. Este segundo ponto é uma possibilidade para
aqueles ERPs que ainda não fazem esse tipo de coleta e registro.

Uma funcionalidade que eu sinto que falta em alguns sistemas é a
possibilidade de entrega de IPv6 + IPv6+PD fixos. Com exceção ao
Mikrotik que ainda não possui suporte ao atributo Delegated-IPv6-Prefix
a maioria dos BRAS possui, então é só questão do ERP estruturar da mesma
forma que possui suporte para IPv4 Fixo enviando os atributos
corretamente e podendo escolher desde uma pool pré cadastrada o IPv6 +
IPv6+PD que será entregue para a CPE do cliente.

Por último a questão de bloqueio eu não vejo como necessário que isso
seja feito através da mudança do cliente de VLAN (até mesmo porque ISPs
podem ter outros meios diversos de acesso como xDSL, Radius, UTP, etc).
A maneira mais simples é o ERP entregar uma pool diferente de IPs para
clientes com status bloqueados. No caso do IPv6 seja uma pool onde a
navegação é bloqueada ou até mesmo endereços ULA que não tem saída para
a internet.

Fernando Frediani