[GTER] Ajuda com Dual WAN failover

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Fri Sep 13 17:56:03 -03 2019

On 13/09/2019 17:19, Eduardo Rigler wrote:
> Olá Flávio,
>
> Não vou conseguir responder todos os questionamentos mas na parte do
> monitoramento do endereço para failover sempre tive melhores resultados ao
> utilizar algum dos 'hops' do próprio provedor ao invés de um destino mais
> "distante" como o registro.br ou outro qualquer.
>
> Nem todos os provedores liberam ICMP nos roteadores mas geralmente o
> primeiro ou segundo hop sempre tem reposta positiva (e estável) e funcionam
> bem para isso, se a queda for na última milha eles irão parar de responder
> e o failover irá atuar mais assertivamente.

> [...]

Boa tarde Eduardo, muito obrigado pela sua resposta!

Eu sempre tive a ideia que pingar qualquer coisa dentro da rede do
provedor que fornece a conexão poderia dar respostas que muitas vezes
não são reais, por isso a minha escolha por um endereço de alta
disponibilidade "neutro".

Sei que algumas pessoas usam até o gateway como referência de link up ou
down, no caso da minha conexão PPPoE talvez funcione, pois o gateway
deve remeter ao DSLAM, se não estou enganado.

Talvez eu pudesse fazer um script que faz não apenas um check, mas
vários checks antes de considerar a conexão como down.

Um abraço,
   Flávio Silveira