[GTER] Switch com MSTP - Ajuda

Tárcio Dutra tarcio_dutra at hotmail.com
Mon Oct 7 15:38:33 -03 2019

Oi, Shine e Franklin.

O cenário real é mais complexo, por isso não dá pra usar agregação, além de incluir mais VLANS. Então, estou com um LAB mais simples, que se funcionar 100% vai dar para colocar na realidade.

LAB: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/stp-png-42209823-2386-423c-86fa-1c2a8d26600e

Respondendo as suas colocações:
- em uma das portas tem apenas a VLAN 10 e na outra porta a VLAN 20, apenas. Sendo essas as duas portas que ligam os dois switches, conforme a figura, e nessa figura da pra ver que o trafego verde vem de um porta e o vermelho vem de outra porta. Para cada VLAN eu configurei uma instância MSTP, já coloquei o custo igual para as instâncias e para as portas, mesmo assim a porta de 1Giga continua como Alternative.

Shine, bem colocada a sua observação da agregação com interfaces de velocidades diferentes. O pessoal tem sugerido fazer LACP, mas faz tempo que li sobre isso e compreendi que não iria ficar bom, então tô buscando uma solução com STP.

Por fim, se não conseguir com o STP ativo, vou ter que usar com o STP inativo em uma das portas, o que preciso é estudar o loop de camada 2 e saber se vai ocorrer, porq o de camada 3 acredito que não, já que o trafego estará bem centrado em VLANs distintas e direcionais.
SHINE como você citou o problema da agregação, você sabe me dizer algo sobre LOOPS de camada 2? * Lembrando que o de camada 3 tá confinado nas VLANS e essa não fecham LOOP.

Att,