[GTER] IPv6 Tp-link 820n

Lista lista.gter at gmail.com
Wed Oct 2 13:03:35 -03 2019

Em qua, 2 de out de 2019 às 10:01, Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>
escreveu:

> não precisa. DHVPv6 funciona em cima dos enderços locais (fe80::...)

E como será o acesso a internet usando os endereços locais, já que o mesmo
prefixo é visto igualmente ao da RFC 1918 ?

> além de ser o mais fácil a fazer, você não precisa ter blocos separados
> para o segmento cabeado e para o alâmbrico (wifi, para os amigos), etc.
> Por vezes o melhor a fazer é fazer nada.
>
> Pelo que entendi, todos(ou a maioria) está seguindo pelo formato
bridge-to-everywehere, quando se fala de home endpoints.
Então, não vejo sentido algum em fornecer 1 /56 para o cliente via PD, se a
sua utilização vai ser bem inferior ao que foi projetado, ou seja,
sub-utilizado.

> ou seja, uma bridge! falei sobre isso numa das reuniões do GTER.

> o problema não é o tamanho do camninhão, mas quantos macacos efetivamente
> estarão saltitando na caçamba. a tabela de vizinhos do proy-ndp vai ser do
> tamanho da macacada, não do espaço de endereços, senão não há memória que
> dê conta.

Concordo, com esta sua colocação. Mas ainda não vejo a real fundamentação
ainda em manter um /56, sendo que o cliente só vai usar   1/64, em se
tratando em bridge ou nd-proxy.
Agora pergunta, qtos routers soho, suporta nd-proxy?
IMO, ainda insisto na questão de se usar um dhcpv6 no roteador principal
afim de se fazer o PD para os roteadores secundarios, qual a limitação ou
dificuldade  em usar este modo, ao invés de bridge ou nd-proxy?