[GTER] IPv6 Tp-link 820n

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Oct 1 23:28:23 -03 2019

On Tue, 1 Oct 2019, Lista wrote:

> Pq não te parece necessário? Como o roteador secundário vai instalar o PD
> enviado pelo ISP? Só se o principal fizer um relay do dhcpv6,  o que não
> ocorrerá visto que ele precisa instalar um /64 do PD em sua lan tbm para
> fornecer acesso aos outros nós.

não precisa. DHVPv6 funciona em cima dos enderços locais (fe80::...)

> Usar os roteadores secundários como bridge não é nenhum workaround, é a

além de ser o mais fácil a fazer, você não precisa ter blocos separados
para o segmento cabeado e para o alâmbrico (wifi, para os amigos), etc.
Por vezes o melhor a fazer é fazer nada.

ou seja, uma bridge! falei sobre isso numa das reuniões do GTER.

> NDP-Proxy, com um "caminhão" de ipv6 sendo entregue ao cliente.

o problema não é o tamanho do camninhão, mas quantos macacos efetivamente
estarão saltitando na caçamba. a tabela de vizinhos do proy-ndp vai ser do
tamanho da macacada, não do espaço de endereços, senão não há memória que
dê conta.

-- Danton