[GTER] Caixa para atender de 1000 a 3000 requisicoes RADIUS (AA) por segundo (banco SQL em separado)

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Nov 6 14:48:36 -03 2019

4Gb de memória? Isso deve ser BEEEEM antigo né?
Qual é a marca/modelo/versão do processador? Data de lançamento dele?

Um serviço de Radius, se tem memória suficiente, e disco rápido suficiente,
o gargalo geralmente é CPU.
E a performance de uma CPU de 5 anos atrás e uma CPU de hoje tem MUITA
diferença.
Então a primeira sugestão é olhar para um processador atual!
Só isso já deve resolver o teu problema...

Aí tem a latência de consulta ao banco...
Por mais que seja uma interface de 1Gb, a velocidade da conectividade não
define a latência de comunicação ao banco.
Quanto menor essa latência, melhor será tua capacidade de processamento de
Radius.
Tem que lembrar que a latência que importa é a Total:
 R - Rede, Tempo de Ida da consulta + o tempo de Volta da Resposta.
     Para melhorar isso, o ideal é trazer o banco o mais "perto" o possível
do server Radius.
     Se for possível colocar dentro da máquina é legal.
     Se estiver num Container(Docker ou similar) ou VM na mesma máquina
fisica é excelente.
     E se estiver em outra máquina física, nada de colocar o Banco de dados
lá na casa do chapéu com 100-150ms de distância...
 P - Processamento do banco.
     Aí entra os ganhos de performance de banco, CPU, IO de disco, Memória.

E se mesmo você tendo uma BOA máquina com uma BOA CPU, e uma boa latência
de resposta de banco, e você continuar sofrendo...

Aí você pensa num Radius Proxy fazendo alguma coisa de Caching de queries e
load Balance de Radius em si.
Mas isso é para coisa MUITO grande.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação