[GTER] RES: CDN Akamai

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue May 14 11:14:58 -03 2019

Pessoal, uma dúvida.

Antes de buscar por um novo servidor de CDN  para reduzir custos e/ou
melhorar a experiência do usuário vocês tem procurado fazer uma análise
de tráfego e dos flows para verificar a efetividade de hospedar um
equipamento desses dentro da sua infraestrutura ?

Dependendo do caso é possível que o gasto total não se pague ou ainda
quando se optar por buscar esse conteúdo em um IX mais próximo
(lembrando que o IX-SP já não é mais o único que possui presença das
principais CDNs) ou através de um PNI a diferença de qualidade e
experiência pode nem ser perceptível para o usuário final.

Abraços
Fernando Frediani