[GTER] Protocolo QUIC do Google

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Sun May 5 19:41:16 -03 2019

Délsio,

On Sun, May 05, 2019 at 07:25:52PM +0200, Délsio Cabá wrote:
> Alo todos,
>
> Estou tendo um falhas aleatorias na minha rede com protocolo QUIC
>
> Os clientes reclamam de vez em quando dificuldades em abrir o google.com
> e/ou gmail
>
> Desactivei o QUIC no meu navegador a 1 mes e nunca mais tive problemas
>
> Entretanto não e viável estar a pedir a cada cliente que faça o mesmo em
> cada computador na sua rede
> Abri um ticket com a Google e apenas dizem que do lado deles esta td OK e
> outros operadores não tem tal situação
> Alguém tem alguma sugestão?

O protocolo é bastante avançado para atravessar NAT e para conviver
bem com filtros, o mecanismo recomendado[1], e hoje implementado pelos
browsers, é um fall-back parecido com o happy eyeballs, novas sessões
são iniciadas em TCP e QUIC em paralelo para caso o transporte com
QUIC tenha problemas os clientes não sejam afetados.

Você conseguiu coletar traces das situações com problema ao reportar o
que estava ocorrendo?

Hoje o uso é praticamente só para HTTP, em especial em breve HTTP/3,
mas o meu interesse é que este novo transporte deve ser utilizados por
muitas outras aplicações, DNS é um dos que está prospectando.

> Abraços

[]s
Fred

[1] https://tools.ietf.org/html/draft-ietf-quic-applicability-03