[GTER] Como se antecipar ao downtime baseado na metereologia?

Fabio Colangelo fcolang at gmail.com
Tue Mar 12 18:00:49 -03 2019

Acredito que nesse caso a fonte de dado mais confiável seriam os radares meteorológicos, do tipo “doppler”.

Algum tempo observando os produtos desses radares vs observação do céu, permitem aprender muito sobre o comportamento das precipitações (chuvas) e eventos associados.

É possível com um bom grau de certeza, prever eventos climáticos algumas horas antes, e aumentar essa precisão de acordo com a proximidade do evento.

Sugiro os seguintes sites:

redemet.aer.mil.br <http://redemet.aer.mil.br/>

www.ipmet.unesp.br <http://www.ipmet.unesp.br/>

http://sigma.cptec.inpe.br/radar/ <http://sigma.cptec.inpe.br/radar/>

O Brasil ainda não tem cobertura 100% de radar meteorológico, mas muitas regiões já contam com isso. O radar doppler de solo, somado a imagens de satélite, ajuda muito.

O IPMET também fornece eventualmente ao longo do ano, cursos gratuitos online (ead) de meteorologia, que são muito interessantes e gratuitos.

Abraços,