[GTER] Como se antecipar ao downtime baseado na metereologia?

Stefan Rodrigues stefan.rodrigues at gmail.com
Sat Mar 9 22:26:00 -03 2019

Ayub,

Já participei de um projeto para realizar estimativa da precipitação em uma
determinada região baseado em dados oriundos de enlaces de microondas.

Os enlaces de microondas são dimensionados para garantir uma determinada
disponibilidade em função de uma precipitação previamente calculada.
Caso ocorra indisponibilidade em função do volume de chuva, ao fim do
fenômeno, a rede é restabelecida sem intervenção.

Uma rede ótica será afetada caso ocorra um ação física no cabo, por exemplo
a queda de uma arvore.

Rede metálica já era... :)

Se a rede for bem construída e sua manutenção preventiva estiver em dia,
não haverá interrupção no serviço. A não ser que ocorra algo extraordinário
e que dificilmente será previsível.

Manter mais recursos (do que o usual) de sobre-aviso para uma possível
falha tem seu custo, é necessário levar isso em consideração.

Att.
Stefan