[GTER] Como se antecipar ao downtime baseado na metereologia?

T. Ayub listas at ayub.net.br
Sat Mar 9 18:43:09 -03 2019

Aloha,

Enquanto escrevo este e-mail atrás do meu notebook há uma janela onde estou
assistindo o prédio do outro lado ser golpeado lateralmente por gotas de
água e granizo. Está chovendo e ventando tão intensamente que a chuva vem
paralela ao solo e não perpendicular a ele na região metropolitana de São
Paulo.

Aqui Vivo e NET Virtua estão e pela cena que descrevi acima qualquer ISP
estaria. Eu gostaria de antecipar o downtime de redes de telecomunicações e
internet baseado na metereologia.

Imagino ser possível tomar nota da precipitação em milímetros de chuva e
velocidade em quilômetros por hora do vento a cada episódio de donwtime de
um PoP (seja por danos às antenas, cabos ou falta de energia na região). Se
toda vez que passamos de 30 mm de chuva o PoP XPTO fica fora, se a previsão
do tempo diz que fará 35 mm em um dado dia, é possível já mandar equipe de
campo para o local e eventualmente até avisar os clientes.

Vejo que a SOMAR, Climatempo e similares possuem serviço de monitoramento e
alerta meterológico voltado para eventos a seu aberto, agricultura e
canteiro de obras. Será que vale a pena contrar esse tipo de serviço para
um ISP ou operadora de telecomunicações?

Alguém já implementou isso tem alguma experiência para compartilhar? Qual
fonte de dados meteorológicos usou? Implementou alguma automação?

Abraços,

Ayub
--
*Twitter*: https://twitter.com/Ayubio
Canal no *YouTube* "Eu faço a internet funcionar":