[GTER] IPTV-PIRATA como origem de DoS

Antonio Torres antonio.torres at vsat.com.br
Sat Jun 29 12:31:30 -03 2019

meus 2cents:

o equipamento (hardware) em sí *é* ilegal !   vide Art 4o. da Lei 9472/1997

Qualquer equipamento ligado a uma rede “de telecomunicações” (SCM, STFC, SMP, etc.) obrigatoriamente deve ter "homologação ANATEL"
No formulário de fiscalização da ANATEL até existe um item específico citando equipamentos de usuário.

Este poderia ser um caminho:
 - Educação dos clientes (até já existe algumas propagandas na TV); alertá-los que, pela Lei, eles podem vir a ser bloqueados (da mesma maneira que celulares não homologados são bloqueados)
 - bloqueio do cliente que insistir e usar equipamentos não homologados pela ANATEL.

Não é uma solução a curto prazo, mas é uma solução com base legal.

é claro que não se pode esquecer todas as observações já feitas anteriormente:  perda de base, imagem do ISP, cláusula contratual, “reclame aqui”, etc.

Abraços a todos

Antonio Torres