[GTER] Overhead Link Dedicado

Rômulo Silva romulo.silva at gerenciatec.com.br
Wed Jan 30 10:06:29 -02 2019

Duas coisas que eu diria aqui...

Primeiro: eu costumo botar a banda do meu cliente ligeiramente acima do que
ele contrata justamente pra evitar esse problema de banda contratada que
não bate por causa de overhead, mas faço isso pra evitar dor de cabeça,
porque o meu cliente não tem obrigação de conhecer a tecnologia pra
entender isso. Nós, por outro lado, somos os provedores e os técnicos,
então conhecemos a tecnologia e sabemos que overhead existe e é inevitável.
Não vejo sentido em reclamar sobre isso, a não ser que tenhamos planos de
redesenhar todo o protocolo TCP/IP e Ethernet.

Segundo: uma porta de 10Gb nunca vai bater 10Gb por limitação da interface.
Ela vai bater 9.76Gb teóricos (consuderando aproveitamento máximo de 1518
bytes), porque você precisa descontar não só os overheads que vocês
conhecem, mas também o preâmbulo e o espaçamento entre frames (só essa
brincadeira consome 84 bytes por frame). Ou seja: você provavelmente está
mesmo com uma porta de 10Gb, não um link de 10Gb.

Você tá batendo 9.6Gb porque além disso tudo, deve ter algum overhead de
VLAN, adicionando mais 4 bytes na brincadeira.

Se quiser bater 10Gb de fato, vai ter que agregar duas de 10Gb ou botar uma
de 40Gb. Com isso, o seu provedor de upstream vai ter que fazer queue na
mão (em vez de deixar a velocidade da porta como "controle de banda"), e
você vai bater os 10Gb, porque a queue não contabiliza o inter-frame nem o
preâmbulo.