[GTER] RES: Virtual Connect L3

Alberto Sá Júnior | Infohall alberto.sajr at infohall.com.br
Tue Jan 29 09:26:34 -02 2019

Fernando,

Bom dia.

Em termos de IX, vc teria a opção do Equinix IX e do PTT-SP. Tenha em mente que a permanência de uma rede no IX é algo que pode alterar, por exemplo, a Microsoft pode optar por "sair" do ATM do PTT-SP, sem dar muita satisfação. Daí todo o investimento que você fez, pode se tornar em vão.

Já se vc utilizar o ExpressRoute, vc vai estar contratando um serviço deles, então terá maior garantia sobre o valor investido, tem o suporte da MS, etc..

Se vc quer saber quais redes estão no Equinix IX, pode ver no PeeringDB (https://www.peeringdb.com/ix/119) Lembrando que a lista pode estar desatualizada...

Algumas FAQ´s sobre o Equinix IX, estão aqui https://ix.equinix.com/home/docs/ixFAQ.pdf

No PTT-SP, veja em http://ix.br/particip/sp

Em termos de performance, se vc fala de latência, a alteração é mínima, podendo dar uma leve piorada, dependendo de como vai ficar esta arquitetura (Curitiba <- túnel CenturyLink -> IX <- -> Azure).

Acho que o importante aqui é vc avaliar quanto vai custar a transferência de dados nesse novo circuito da CL. Se for um custo menor do que vc paga no seu trânsito e seus links atuais estão próximos do limite, pode valer a pena....a conta tem que ser por aí.

Não posso te falar sobre o Equinix IX, pq nunca usei, mas no PTT-SP, passamos há algum tempo por algumas instabilidades, mas que deu uma estabilizada. Vc teria que avaliar com quais redes vc utiliza mais hoje e ver se estas redes estão em um dos IX´s em SP e daí fazer a conta para ver se vai te compensar.

Contratar o circuito apenas para o Azure, na minha opinião, acho besteira. Vai que a sua empresa amanhã resolve ir para outra nuvem pública....

Ganho de "performance", não há.

A vantagem vai ter que ser na análise do custo do MB transferido pelo seu novo circuito.

Pensa tmb na estabilidade....um circuito apenas com uma porta no IX não tem a mesma redundância que o bom e velho BGP com as suas 3 operadoras.

Boa sorte.

Abs,

Alberto Sá Júnior
CEO
+55 16 3514-8555
alberto.sajr at infohall.com.br
Av. Plinio de Castro Prado, 288 - Sl. 76
Ribeirão Preto – SP – Brazil
www.infohall.com.br