[GTER] Jumbo-Frame ATM IX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 21 18:40:06 -02 2019

 O objetivo desse e-mail é um questionamento/sugestão formal à equipe do
IX.BR sobre ativar o suporte a Jumbo-Frame (MTU L2 > 9.000 Bytes) nas Vlans
de ATM de pelo menos 2 localidades do IX.BR.

Fiz esse questionamento/sugestão no Fale-Com-o-IX do ultimo IX Fórum em
12/12/2018
https://youtu.be/uCnBfPj-3A8?t=1728 , entre os tempos 28:48 e 33:43 .

Achei coerente que fazer isso formalmente, em um meio escrito, para se
eliminar possíveis dúvidas, e criar um espaço de discussões e sugestões.

Sobre quais localidades
-----------------------
Sugiro que início não habilitar Jumbo-Frame em São Paulo.
 - Como sabemos, no último ano, tivemos sucessivas indisponibilidade no
ambiente de São Paulo que deixaram a rede e TAMBÉM OS PARTICIPANTES um
pouco temperamentais...
 - E nessa condição, qualquer adição de novos recursos poderia até gerar
algumas instabilidades, mas o mais provável seria que isso gerasse
incertezas, discussões, e calor nos ânimos.
Por esse motivo, minha sugestão é que esse recurso seja colocado no Roadmap
de São Paulo depois de um período razoável de estabilidade em SP, e também
depois de ter sido validado em outras localidades.

Quais seriam boas localidades para esse teste.
 - Em minha visão, teríamos que testar em um ambiente bem simples, sem
grandes complexidades, para termos uma amostra de que é possível se fazer
isso sem impactos negativos. Mas é importante que esse ambiente tenha um
número suficientes de participantes para que o resultado positivo que
obter-se-á não seja questionado por ser uma localidade tão pequena assim.
 - Também é necessário que esse recurso seja testado em pelo menos uma
localidade com as mesmas variáveis que o ambiente de São Paulo.
   Falo especificamente de VPLS. Pois sabemos que existem localidades MUITO
simples, que ficam só nas Vlans básicas. E não testar num ambiente mais
complexo, traria insegurança para iniciar em SP.
Lugares que me vêm à cabeça? Curitiba, e Rio de Janeiro.

MTU maior aonde?
----------------
Existe uma grande confusão quando se fala em aumentar o MTU do IX.BR.
Então, para deixar claro, é que o que eu estou sugerindo/solicitando à
equipe do IX.BR é "Aumentar o MTU-L2(switch) das VLANs de ATM em todo o
percurso que é de responsabilidade do IX.BR".
Dito isso, faço algumas considerações:
a - Aumentar MTU-L2(switch) na rede do participante é uma ação que depende
do participante, não do IX.BR.
b - Aumentar MTU-L2(switch) em links de transporte é uma ação que depende
da empresa que provê transporte, não do IX.BR.
c - Aumentar MTU-L2(switch) não significa compulsoriamente e
automaticamente aumentar o MTU-L3(roteamento). Isso é uma tarefa que pode(e
talvez até deva) ser feita separada.
d - Não há problemas em pacotes que tenha sido gerados em rede com MTU
Default(1500 bytes ou menos) passem sobre enlaces com MTU-L3(roteamento)
preparado para suportar Jumbo-Frame(9.000+).
e - Aumentar MTU-L3 nos Route-servers/Looking-Glass/etc e depois,
gradativamente, nos participantes é um ponto de atenção e possível
complexidade.
f - Ativar o suporte a Jumbo-Frame em um de seus links não significa que
toda a sua rede precise instantaneamente ter suporte a Jumbo-Frame.

Peço aos colegas que colaborem fundamentadamente.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação