[GTER] Instabilidade IX - Sessão BGP Down ou UP? - Posição IX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 21 12:18:59 -02 2019

Opa @Alexandre...

Talvez seja por aí! Mas teríamos que avaliar melhor.
Se entendi direito, tua ideia seria deixar uma linha na routing filter no
topo da lista negando tudo e desabilitar e habilitar esse filtro.
Confere?

A metodologia que eu usei é um pouco mais drástica, pois adaptei ela de
sintaxe Cisco.
Eu criei esse método inicialmente para Cisco para tentar me adequar a RFC
8327/BCP 214[1].

- Criei um único Route-Map negando tudo.
- Quando tenho que fazer alguma manutenção na rede interna, eu troco os
route-maps de in e de out do Peer para esse route-map "nega-tudo".
- Dou um clear soft na sessão.
- Dependendo do tipo de manutenção que vou fazer, então eu derrubo ou não a
sessão BGP.

Com Cisco, eu só repeti o que já tinha e apliquei para as sessões com os
Route-Servers.
E depois, para MK, eu usei a mesma linha de raciocínio.
Criei um Routing Filter negando tudo, e quando tenho uma manutenção ou
problema com o IX, troco o o filter do Peer.

[1] https://eng.registro.br/pipermail/gter/2018-March/073391.html