[GTER] MAC PON x MAC PPPoE na OLT Fiberhome

Henrique Marks henrique.marks at datacom.ind.br
Mon Jan 7 22:30:23 -02 2019

Para a comunicação do Zezinho com Joãozinho, numa rede Layer 2 GPON (que não é Ethernet...), não é melhor usar o modo TLS e permitir a comunicação entre diferentes clientes no mesmo, ou entre PONLinks ?

Acho que é a solução mais adequada para a tecnologia. Não quer dizer que não se possa fazer na Ethernet. Em geral as OLTs tem funções nas duas redes mesmo, então pode-se fazer ocasionalmente, dos dois modos. Mas se você crescer sua rede L2 nas portas Ethernet, não vai querer que o Proxy ARP atue, por exemplo, no lado do Uplink da sua rede L2 (apenas no downlink, em direção a rede PON). Daí o uso de TLs ser mais interessante.