[GTER] MAC PON x MAC PPPoE na OLT Fiberhome

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 7 11:51:47 -02 2019

 Então senhor lista.gter

Na verdade não é especificamente para FTTx, e sim, para qualquer tipo
tecnologia de rede que simule barramento.
Isso inclui Rádio, FTTx, Docsis, Metro Ethernet...

Nos equipamento de L2 configura-se features que façam com que os clientes
só consigam conversar com o Gateway.
   Isso pode ser feito por exemplo com:
     - MAC-ACL.
     - Private-Vlan.
     - Client Isolation no Wireless.
     - E nos casos de FTTX, isso é inerente ao protocolo,
       pois cliente não enxerga cliente diretamente(estando na mesma porta
PON).

No Gateway ativa-se a função de Proxy-ARP para IPv4 e
NeighborDiscoveryProxy para IPv6.

Em uma explicação muito sucinta, o que o Proxy-ARP e NDP fazem é 'mentir'
as associações entre endereço L3(IPv4 e IPv6) e L2(Mac-Address).
Ou seja:
digamos que o cliente Zézinho está na mesma porta PON do cliente Joãzinho,
e digamos que eles tenham pego os IPs:
- Zézinho - 200.160.0.8
- Joãozinho - 200.160.0.10
Ambos com o Gateway 200.160.0.1

Digamos que eles queirm fazer um acesso Peer-to-Peer entre eles.
 - O TP-Link do Zézinho vai mandar um "Who has 200.160.0.10? tell
200.160.0.8"
 - E a mesma coisa vai acontecer com o TP-Link do Joãozinho, mandando "Who
has 200.160.0.8? tell 200.160.0.10"
Mas, como eles não se falam diretamente, o Roteadores eles nunca vão
receber esses pacotes, e nunca vão responder.

Ou seja:
Desse jeito eles não vão conseguir conversar entre si.

Como resolver isso?
Ativando Proxy-ARP e Neighbor Discovery Protocol.
Aí oque o Gateway faz?
Ele responde os ARP-Requests mentindo que o MAC do 200.160.0.8 e o do
200.160.0.10 é o MAC dele mesmo...

Assim as comunicações Unicast do 200.160.0.8 para o 200.160.0.10 ele vai
mandar para o MAC do Gateway, que vai reencaminhar para o 200.160.0.10.

P.S.: Uma questão de semântica que ajuda bem a entender é que "Proxy" em
inglês significa procurador. Alguém que representa o outro.

Essa solução de Proxy-ARP foi e é bastante usada em Campus LAN em alguns
cenários que exigem alguma segurança.

Existem implementações mais requintadas de Proxy-ARP em que o Gateway, ao
invés de responder com o próprio MAC as perguntas de ARp-Request, ele
responde com um MAC para cada IP daquele segmento em que ele é o Proxy-ARP.
Já ví isso sendo usado em ambientes de Firewall de Datacenter em
comunicação Leste-Oeste por exemplo...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação