[GTER] Provedor oferecer Netflix

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jan 5 18:04:05 -02 2019

On Sat, Jan 5, 2019 at 5:56 PM Rogerio Mariano <rsouza.rjo at gmail.com> wrote:

> Romeu, primeiro.. Feliz 2019 para ti também !
>
> Não me doeu, eu apenas enfatizo que tem que fazer sentido financeiramente
> e infelizmente existe uma cultura entre os ISPs brasileiros em achar que
> acordo e CDN tem que ser gratuito quando na verdade não é. Algumas OTTs são
> flexíveis, existe uma por exemplo que faz isso que você mencionou, mas você
> tem que ir a Seattle ou em eventos como o PTC ou Capacity para tentar
> negociar tal acordo. Enfim, uma opção ao provedor pequeno almeja esse tipo
> de negócio, seria um pleito através de sua associação com determinada OTT,
> [...]
Sim, mas há OTTs que pensam em mais longo prazo e podem bancar inicialmente
um acordo sem ROI imediato. O Google é um exemplo clássico disso, que há
anos já usava capacidade submarina que ele comprava da hoje CenturyLink
para a demanda do Brasil. Considerando a forte tendência de oligopólio em
telecomunicações, é um investimento no próprio interesse fazer com que esse
mercado seja mais disperso.

O que não significa topar qualquer coisa, nem ter que aguentar atitudes
"Hilux"... mas fazer a conta num horizonte maior. Que ainda sim tem que
fechar.

Rubens