[GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com

Rejaine Silveira Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Thu Feb 21 11:04:14 -03 2019


Olá  pessoal,

Hoje o status no SDNS passou de "Red" para "Yellow"  Creio que no decorrer
de dias volte tudo ao normal.
Amém!! :)

Agradeço a lista pelas dicas e apoio!



Em qui, 21 de fev de 2019 às 00:44, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>
escreveu:

> O que é muito comum é receber um IP que tenha má reputação por causa do seu
> usuário anterior...
>
>
> Rubens
>
>
> On Wed, Feb 20, 2019 at 6:55 PM Rejaine Silveira Monteiro <
> rejaine at bhz.jamef.com.br> wrote:
>
> > Na verdade, engano meu.. não conhecia direito a ferramenta senderscore da
> > returnpath e interpretei de forma incorreta o resultado.
> > Tive que fazer o cadastro para ver o report completo e pelo que entendi,
>> > um score bem baixo (20%) para o novo IP (na verdade, o gráfico aparece
> > apenas um X, sem pontuação de score ou volume)
> >
> > Pelo que entendi, há dois pontos de reputação: " ISP Bulk Rate " e "
> Spam
> > Traps ", mas para obter maiores detalhes somente adquirindo ferramenta
> > deles.
> > Vai entender como que o IP novo caiu com essa reputação baixa,  enviando
> o
> > mesmo volume e tipo de e-mails do  IP anterior.... parece pegadinha.
> >
> >
> >
> >
> >
> > Em qua, 20 de fev de 2019 às 14:12, Rejaine Silveira Monteiro <
> > rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> >
> > >
> > > Poxa, mas 30 dias para conseguir colocar um novo servidor de mail no
> ar ,
> > > mesmo usando um IP que nunca foi usado antes e que começou a entregar
> > > e-mails só recentemente? Até entendo a preocupação deles, mas penso que
> > 30
> > > dias é um pouco demais...
> > >
> > > De qualquer forma, consultei a base de dados da ReturnPath (em
> > > https://www.senderscore.org/) e parece tudo normal.. O score ficou em
> > 98%
> > > com taxa de entrega 'moderado', sendo que o ip anterior estava com 99%
> e
> > > taxa de entrega alto.  E nenhum dos dois possuia o certificado "Return
> > Path
> > > Certified" ou  "Return Path Safe " (imagino que sejam pagos)
> > >
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > Em qua, 20 de fev de 2019 às 13:51, Leandro via gter <
> > gter at eng.registro.br>
> > > escreveu:
> > >
> > >> Eu já trabalhei com certificação da ReturnPath e me informaram,
> naquela
> > >> época, que o IP só pode ser certificado depois de usado 30 dias pelo
> > MTA.
> > >> Como são parceiros da Microsoft, vale a pena você dar uma investigada
> > com
> > >> eles, pois pode ser que eles estejam influenciando o sistema de
> > reputação
> > >> do Outlook, por te tratar de IP novo.
> > >>
> > >> Pode ser que usem esse mesmo critério dos 30 dias da certificação
> deles
> > >> para qualquer IP novo que entra na rede de MTAs, somente para
> finalidade
> > >> de
> > >> cautela para aceitar certos volumes. Até onde sei o volume de vocês
> não
> > é
> > >> tão grande assim mas pode ser consideravelmente grande para o limiar
> que
> > >> eles estejam trabalhando para novos IPs.
> > >>
> > >> Leandro
> > >> SPFBL.net
> > >>
> > >>
> > >> Em qua, 20 de fev de 2019 às 10:34, Rejaine Silveira Monteiro <
> > >> rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> > >>
> > >> > Sim, eu fiz o cadastro e o servidor está listado com a flag RED, ou
> > >> seja,
> > >> > está mesmo bloqueado.
> > >> > Mas o curioso  é exatamente isso . O servidor antigo tinha o mesmo
> > >> perfil e
> > >> > volume de e-mails. Nós atualizamos o serviço de e-mail para um novo
> > >> > servidor e trocamos o IP publico e imediatamente após isso,
> percebemos
> > >> que
> > >> > as mensagens para Microsoft não estavam saindo e aí vimos que esse
> > novo
> > >> IP
> > >> > estava bloqueado, sendo que mal entrou em produção. Esse bloco foi
> > >> > adquirido recentemente por nós e só no domingo foi ativado esse IP
> > para
> > >> > envio de e-mails - o SPF já estava publicado para autorizar envio
> por
> > >> esse
> > >> > novo IP faz tempo etc... antes mesmo da virada no ultimo domingo.
> > >> > Não se trata de bloqueio por volume de e-mails ou algo do tipo, pois
> > nós
> > >> > temos um outro gateway para saída em outro bloco e quando desvio
> para
> > >> lá,
> > >> > as mensagens saem normalmente - o problema é somente com esse novo
> IP
> > >> que
> > >> > foi ativado agora...
> > >> >
> > >> >
> > >> >
> > >> >
> > >> > Em ter, 19 de fev de 2019 às 18:56, Guillermo Elia <
> > >> > guillermo.elia at corp.saninternet.com> escreveu:
> > >> >
> > >> > > Olá Rejaine,
> > >> > >
> > >> > > Já fizeram o cadastro na SNDS para ver o status do IP?
> > >> > >
> > >> > > https://sendersupport.olc.protection.outlook.com/SNDS/index.aspx
> > >> > >
> > >> > >
> > >> > > Em 19/02/2019 09:54, Rejaine Silveira Monteiro escreveu:
> > >> > > > Bom dia,
> > >> > > >
> > >> > > > Eu achei que tinha resolvido o problema do certificado TLS (de
> > fato,
> > >> > > > resolvi um problema no meu qmail-remote, que estava caindo
> devido
> > ao
> > >> > > > erro do certificado)
> > >> > > >
> > >> > > > Porém , todos os emails que tento entregar para o outlook.com
> (ou
> > >> > > > clientes microsoft 365) estão ficando parados em fila...
> > >> > > >
> > >> > > > O servidor deles parece estar bloqueando temporariamente nosso
> > novo
> > >> ip
> > >> > > > ( 201.39.17.243) com o erro abaixo:
> > >> > > >
> > >> > > > @400000005c6bf98239e670ec delivery 1070: deferral:
> > >> > > >
> > >> > >
> > >> >
> > >>
> >
> 104.47.2.36_failed_after_I_sent_the_message./Remote_host_said:_451_4.7.500_Server_busy._Please_try_again_later_from_[201.39.
> > >> > > > 17.243]._(AS77712315)_[
> > >> > > DB5EUR01FT062.eop-EUR01.prod.protection.outlook.com]/
> > >> > > >
> > >> > > > Tenho mais de 2 mil mensagens paradas na fila e já pesquisei
> nosso
> > >> IP
> > >> > > > na blacklist deles, mas consta como não listado (esse ip entrou
> > em
> > >> > > > produção somente neste final de semana)
> > >> > > >
> > >> > > >
> > >> > > > Em seg, 18 de fev de 2019 às 17:27, Leandro via gter
> > >> > > > <gter at eng.registro.br> escreveu:
> > >> > > >> Oi Rejaine. Enquanto não respondem, poderia informar seu novo
> IP
> > >> para
> > >> > > >> verificarmos se os nossos clientes ainda estão recebendo de
> > vocês?
> > >> > > >>
> > >> > > >> Leandro
> > >> > > >> SPFBL.net
> > >> > > >>
> > >> > > >>
> > >> > > >> Em seg, 18 de fev de 2019 às 14:48, Rejaine Silveira Monteiro <
> > >> > > >> rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> > >> > > >>
> > >> > > >>> Ola' pessoal,
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> Sera que alguém por ai já passou por esse problema e poderia
> me
> > >> > > >>> indicar o 'caminho das pedras' para resolver essa questão?
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> Esse fds, fizemos um update em nosso servidor de e-mail local
> > >> (qmail)
> > >> > > >>> e com isso também foi alterado o IP do mesmo. Após  propagação
> > do
> > >> DNS
> > >> > > >>> etc e tal tá tudo funcionando direitinho e os emails já estão
> > >> sendo
> > >> > > >>> enviados/recebidos pelo novo servidor.
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> O único problema está com contas/clientes que utilizam
> Office365
> > >> e
> > >> > > >>> que passam pelo *.mail.protection.outlook.com  .. Me parece
> > que a
> > >> > > >>> conexão até o servidor SMTP destino fecha, mas em seguida é
> > >> > derrubada.
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> Não sei mais onde olhar, todos os emails estão saindo
> > normalmente,
> > >> > > >>> exceto para contas *. oulook.com. Já tentei fazer o "delist'
> > pelo
> > >> > > >>> site, mas por lá eles informaram que o ip não está listado...
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> No site abaixo, eles informam que após a alteração de um IP
> pode
> > >> > levar
> > >> > > >>> algum tempo para o sistema deles valide  a 'reputação' do novo
> > IP.
> > >> > > >>>
> > >> > > >>>
> > >> > > >>>
> > >> > >
> > >> >
> > >>
> >
> https://docs.microsoft.com/pt-br/office365/securitycompliance/removing-a-user-domain-or-ip-address-from-a-block-list-after-sending-spam-email
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> . O problema é que temos vários clientes nossos que são
> clientes
> > >> > > >>> Oulook e que não estão recebendo e-mails importantes desde
> > >> ontem...
> > >> > > >>> Alguma dica?
> > >> > > >>>
> > >> > > >>> --
> > >> > > >>> *Esta mensagem pode conter informações confidenciais ou
> > >> > privilegiadas,
> > >> > > >>> sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o
> > destinatário
> > >> > ou a
> > >> > > >>> pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar,
> copiar
> > >> ou
> > >> > > >>> divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação
> > >> baseada
> > >> > > >>> nessas
> > >> > > >>> informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por
> favor
> > >> > avise
> > >> > > >>> imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida
> > >> > apague-o.
> > >> > > >>> Agradecemos sua cooperação.*
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