[GTER] Overhead Link Dedicado

Shine eshine at gmail.com
Sat Feb 2 13:51:32 -02 2019

Bruno,

Se a operadora entrega uma única interface física SFP as únicas
possibilidades que eu vejo são:
1) uma interface física de 10G
2) uma interface física de 25G
Já que interfaces com velocidades superiores usam outros padrões não-SFP.

Não estou atualizado com as práticas de telecom correntes, mas acredito que
interfaces 25G não são comuns ainda.

Se a interface física é 10G não vislumbro a possibilidade de que o tráfego
útil atingir 10G, independente das ações da operadora.
As interfaces de 25G possibilitam um tráfego útil de 10G, mas ainda acho
que não são comuns em roteadores.
Interfaces de 40G são caras, é mais econômico usar duas de 10G.

O tráfego internet é um mix de aplicações diversas e as aplicações têm suas
características intrínsecas. Acredito que mudar MTU não traz um benefício
tangível se não for possível controlar as aplicações dos usuários, portanto
creio não ser aplicável para um provedor de acesso internet (que não sei se
é o seu caso na verdade). Existe tráfego de pacotes 1500B na internet mas a
maioria do mix é abaixo desse tamanho por razões diversas geralmente
atreladas à aplicação. Então um overhead de pacotes deve superar 3% na
prática. Isso ocorre não somente pelo overhead de pacotes, mas pelo fato do
link físico não ser idealmente preenchido, existe um fator de tempo. Usando
um gerador de tráfego é possível de fato chegar a 99,5 a 100% no tráfego
10G bruto (+ overhead + preâmbulos...), mas em uma rede real é difícil
chegar nesse cenário ideal.

Os mecanismos de QoS também não são ideais, eles se valem de um método
estatístico que no final se vale de um corte artificial de massa de dados
que na média daria um throughput próximo do desejado.

Bem, essa é a teoria técnica. No tocante ao seu negócio eu diria que se a
operadora não dispor de mais uma interface física não será possível ela te
atender de forma que lhe seja satisfatória e se mesmo que ela tivesse duas
interfaces físicas o QoS nelas seria bem mais complexo de ser executado.
Não quero entrar no mérito da razão porque nem tenho competência para
avaliar o modelo de negócio, mas olhando pelo seu ponto de vista a decisão
que me parece ser mais racional é fazer o downgrade para 9,5G até que
apareça uma proposta da operadora que seja mais atrativa para o seu negócio.