[GTER] IPV6 no cliente final - Qual a melhor pratica

Welisson Tome welissontome at gmail.com
Tue Dec 17 11:41:14 -03 2019

Buenas !!!

> - OpenWRT, ? excelente para usu?rios com conhecimentos t?cnicos mais
> descartaria

> Voce ja usou? Porque o configurador web dele nao deixa nada a dever e ?
> at? melhor que o de muitos firmwares "de linha" no mercado...
>
> !3runo Cabral
> --
> Cursos e Consultoria BGP e OSP

@brunocabral - bom dia, respondendo ao seu questionamento, sim, já usei e
uso bastante, para poder rodar testes e analise em laboratório.

> [...]
> fabricantes que implementem uma (ou ambas) fun??es em qualquer roteador:
> 1) Uma maneira f?cil (atrav?s de um pequeno bot?o talvez ou na
> configura??o mesmo) de mudar o modo de opera??o do Roteador para Access
> Point e portanto que todas as portas funcionem em bridge. 2) Que caso no
> modo roteador a CPE seja capaz de detectar que n?o recebeu um Prefix
> Delegation and auto-configurar o NDP-Proxy para que aquele /64 na WAN
> seja utilizado tamb?m na LAN.
>
>  Pois é, as pessoas, no caso usuário não querem se desacostumar a fazer o
que vem fazendo a anos, e se tiver que fazer isto, vão procurar coisas mais
fácil no mercado. Está é ideia, plug&play,(chega em casa liga o wifi, e
navega sem dor de cabeça), mas mesmo assim não vejo que o NDP-Proxy para
tal solução como eficiência, já que tem 1 /56 ou que seja /60 para se
deliciar e seguimentar o ambiente do cliente, em seus roteadores
secundário, e o esforço seria o minimo por parte do mesmo, já que a "lógica
do cliente é, ligo e já está tudo funcionando", e isto uma vez funcionando
no v6, o cliente com esta "mentalidade", nem perceberia erros de
configurações que as vezes ele mesmo provoca, no caso, usar mesmo segmento
de rede na wan/lan(casos de suporte,risos), mas enfim, vejo esta questão
como a famosa situação "chicken and egg", mas sou apoiador de se ter o
dhcpv6-pd nas cpe  e os equipamentos atrás receberem por prefix-delegation
ao invés do ndp-proxy.