[GTER] IPV6 no cliente final - Qual a melhor pratica

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Dec 16 20:37:27 -03 2019

Olá Welisson

On 16/12/2019 17:29, Welisson Tome wrote:
> - Pq a CPE não deveria fazer DHCPv6-PD, na sua opnião? Não vejo que isto
> irá onerar a CPE, ou qualquer coisa relativa a esta questão, e sim, mais
> uma feature para que o IPv6 trabalhe melhor e como ele foi desenhado. Sobre
> as CPEs não disponibilizar, vejo isto, como falta de cobrança técnica. Um
> fato real, "*em conversa com um certo fornecedor de CPE, ele me disse pq
> vou implementar, só você me pediu, ninguém está implementando isto". * Será
> que não é falta de sermos mais exigente com os fornecedores?
DHCPv6-PD não é na minha visão uma função feita para CPE e sim para
provedor de acesso. Não acho que eventualmente ter isso em uma CPE seria
algo ruim ou crítico, mas acho que não deve ser estimulado por uma
questão de separação de funções.
Se as pessoas estão acostumadas à conectarem o cabo da LAN da CPE
principal no da WAN da secundária elas precisam desacostumar e
desaprenderem pois o cenário mudou. Ter DHCPv6-PD na CPE seria a solução
menos ideal porque faria com que essas pessoas continuem acreditando que
fazer isso é correto ("Eu sempre fiz assim e sempre funcionou").

Vale mais como medida de longo prazo e definitiva o esforço de pedir aos
fabricantes que implementem uma (ou ambas) funções em qualquer roteador:
1) Uma maneira fácil (através de um pequeno botão talvez ou na
configuração mesmo) de mudar o modo de operação do Roteador para Access
Point e portanto que todas as portas funcionem em bridge. 2) Que caso no
modo roteador a CPE seja capaz de detectar que não recebeu um Prefix
Delegation and auto-configurar o NDP-Proxy para que aquele /64 na WAN
seja utilizado também na LAN.

> - OpenWRT, é excelente para usuários com conhecimentos técnicos mais
> avançados, o que não é a realidade em 90% dos casos, então, já descartaria
> ele como opção para usuarios com conhecimento técnico mais limitado.
Eu só mencionei o OpenWrt porque muita coisa que é feita para firmware
de roteadores em geral é baseado nele. Se funciona de maneira
relativamente simples ali não é tão complexo de se implementar em um
firmware de qualquer fabricante. Não estava sugerindo se utilizar
OpenWrt em massa.