[GTER] Equinix cobra mais caro o cross connect se for para o IX.br?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Aug 30 13:31:34 -03 2019

On Fri, Aug 30, 2019 at 10:14 AM T. Ayub <listas at ayub.net.br> wrote:

> Aloha,
>

> Sim, concordo que a Equinix tenha o custos para manter as fibras de conexão
> entre o PIX deles e o PIX central mas para um data center hospedar um PIX
> não é um ato de caridade. É um investimento em tornar seu espaço em
> colocation mais valioso por ser justamente mais conectado. Se tornar um PIX
> é aumento de receita, não uma despesa.

Esse argumento tem eficácia variável conforme a relação oferta-demanda por
espaço de datacenter. Quando está em época de sobra de espaço, vários
datacenters usam isso como diferencial... quando há pouca sobra de espaço,
tudo é cobrado.

> Estamos falando de um incremento de mais do que o dobro da tarifa normal de
> um cross connect.

Eu acho que a questão não é ser 2x ou 3x, e sim quanto é em R$...

> Observei que esse fenômeno da Equinix tem levado outros
> data centers da região metropolitana de São Paulo que têm PIXes do IX.br
> que antes cobravam apenas a taxa de setup (one-time-fee, NRC) por um cross
> connect estarem cobrando agora com o PIX em produção uma mensalidade (MRC)
> que equivale a cerca de metade do que antes cobravam apenas de instalação.

Um modelo sem cobrança de MRC quando há custos recorrentes na manutenção de
fibras metropolitanas talvez não tenha sido bem pensado inicialmente.

> Isso é um aumento quase exponencial no valor do serviço se considerada a
> vigência de 12 ou 24 meses de um contrato de colocation.

Aí vem um dilema que é colocar contratos de vigência mais alta e travar
componentes de custo importantes contra aumentos, ou vigência mais curta
para facilitar custo de migração/saída.
Cada um vai preferir uma coisa...

> Empresas devem ter liberdade comercial para  praticarem o que quiserem. Mas
> os sistemas autônomos e detentores de domínio estão subsidiando com o
> pagamento de suas anuidades ao Registro.br um asset/recurso bem lucrativo
> para data centers que estão tornando mais caras as interconexões entre ASes
> em vez de mais baratas. Isso reduz os ganhos e impactos dos objetivos do
> IX.br.

Lembrando que há um fator moderador desses preços que é o fato de qualquer
ASN poder contratar fibras apagadas e chegar diretamente aos PIX centrais.
E os fornecedores de fibras apagadas estão tanto nos diversos DCs da
Equinix quanto nos PIX centrais...

E por fim, não acho justo um data center se dizer carrier neutral se
> pratica diferentes tarifas dependendo do destino de um cross connect. Essa
> conduta não é neutra.

Um datacenter pode ser carrier neutral e ainda sim ter posturas ruins para
seus clientes... carrier neutral não é auréola de anjinho.

Rubens