[GTER] Equinix cobra mais caro o cross connect se for para o IX.br?

T. Ayub listas at ayub.net.br
Thu Aug 29 21:36:15 -03 2019

Aloha,

Sim, concordo que a Equinix tenha o custos para manter as fibras de conexão
entre o PIX deles e o PIX central mas para um data center hospedar um PIX
não é um ato de caridade. É um investimento em tornar seu espaço em
colocation mais valioso por ser justamente mais conectado. Se tornar um PIX
é aumento de receita, não uma despesa.

Estamos falando de um incremento de mais do que o dobro da tarifa normal de
um cross connect. Observei que esse fenômeno da Equinix tem levado outros
data centers da região metropolitana de São Paulo que têm PIXes do IX.br
que antes cobravam apenas a taxa de setup (one-time-fee, NRC) por um cross
connect estarem cobrando agora com o PIX em produção uma mensalidade (MRC)
que equivale a cerca de metade do que antes cobravam apenas de instalação.
Isso é um aumento quase exponencial no valor do serviço se considerada a
vigência de 12 ou 24 meses de um contrato de colocation.

Empresas devem ter liberdade comercial para  praticarem o que quiserem. Mas
os sistemas autônomos e detentores de domínio estão subsidiando com o
pagamento de suas anuidades ao Registro.br um asset/recurso bem lucrativo
para data centers que estão tornando mais caras as interconexões entre ASes
em vez de mais baratas. Isso reduz os ganhos e impactos dos objetivos do
IX.br.

E por fim, não acho justo um data center se dizer carrier neutral se
pratica diferentes tarifas dependendo do destino de um cross connect. Essa
conduta não é neutra.

Abraços,

Ayub
--
*Twitter*: https://twitter.com/Ayubio
Canal no *YouTube* "Eu faço a internet funcionar":