[GTER] CCR 1072 PPPoE

Alexandre Pires Avilla [Dominioz Telecom] ale.avilla at dominioz.com.br
Wed Aug 21 15:47:24 -03 2019

Opa!

Tenho n+2 CCRs trabalhando num """"cluster de PPPoE"""" (
Varias aspas porque é o tipo: Gambiarra bonita, gambiarra formosa

A logica funciona assim:
Um script em PHP em um servidor web, devidamente fechado para outros
acessos externos, conecta nas CCRs e verificam quantos usuários online tem
em PPPoE, via API+PHP  (
https://www.google.com/search?q=api+php+mikrotik&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR806BR806&oq=API%2BPHP+mik&aqs=chrome.1.69i57j0l5.2287j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8
)

Um script em cada CCR lê esse PHP e adiciona o resultado em uma variável
"ativosremoto"

via:
/tool fetch mode=http url="http://minhaurl.com.br/ppp/ccr1.php"
dst-path=remoto.txt;
:global ativosremoto [/file get "remoto.txt" contents];
/file remove "remoto.txt"

Também verifica o ativoslocal
:global  ativoslocal  [/interface pppoe-server print count-only]

E altera o Pado-Delay de acordo com a quantidade de clientes por
concentrador

Ai fica simples:

:if ($ativoslocal > $ativosremoto) do={
        :foreach i  in=[ /interface pppoe-server server find] do={
         /interface pppoe-server server set $i pado-delay=9999
         }
}
:if ($ativoslocal < $ativosremoto) do={
        :foreach i  in=[ /interface pppoe-server server find] do={
         /interface pppoe-server server set $i pado-delay=1
         }
}

Obviamente que isso é o grosso do grosso da gambi, mas a logica dela é
esta...
Hoje tenho uma diferença de quase que ZERO entre a quantidade de clientes
por CCR
Chega ser ridículo ao ponto de cada uma das CCRs tem exatamente a mesma
quantidade de clientes

Outro detalhe importante: Tenho mais de 2 CCR fazendo PPPoE Server

Atenciosamente,

Alexandre Pires Avilla
Gerente de Tecnologia e Redes
Dominioz Serviços de Telecomunicações Ltda

TargetNet - Banda Larga - www.targetnet.com.br
Vale Link - Acesso Dedicado - www.valelink.com.br
Dominioz - Hospedagem de sites - www.dominioz.com.br

Rua Dr. Gustavo de Godoy, 201