[GTER] Teste de velocidade

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Apr 25 17:59:36 -03 2019

Pois é. Essa febre de vender velocidades altas e mais altar acabaria
dando nisso além do já conhecido problema do "Wifi não passa de X Mbps"

Nenhum testador disponível é confiável, ainda mais para velocidades como
essas. A única maneira que eu utilizo muito pra testar velocidade de
link com alguma precisão, independente se é residencial ou dedicado é o
iperf porém o mostrando para o cliente ele não vai compreender bem o que
for mostrado na tela então esse trabalho acaba sendo mais social de
explicar que não funciona exatamente como antes com planos de 10Mb do
que técnico.

Para se atingir a velocidade contratada do link em condições normais de
navegação e para destinos fora do provedor é necessário ter múltiplas
conexões com múltiplos destinos o que impõe uma boa dose de complexidade
para o teste.

Fernando