[GTER] alguem ainda usa "ip bgp dampening"?

Marcelo M. Pinheiro GMail marcelo.nipcable at gmail.com
Sun Sep 9 19:43:57 -03 2018


Minha opinião 

Se você tem um NOC capaz de agir rapidamente e baixar as sessões dependendo da característica do tráfego/problema, não precisa, se você em algum momento pode não ter essa agilidade eu recomendaria uns 15min, assim da tempo das coisas se ajustarem e você não fica sofrendo com convergência de tabela.....

Essa eh minha opinião !

 
Marcelo Marques Pinheiro
NipBr - NipCable do Brasil LTDA.
(12)2138-8000.


Em 9 de set de 2018, à(s) 01:21, Alexandre C. Fonseca <alexandre at specialist.srv.br> escreveu:

> Boa noite srs,
> 
> Alguem usa ip bgp dampening em seu BGP? Se sim, com os valores padroes dele ou alteraram para terem melhor resultado?
> 
> Se nao, por que nao exatamente? Chegou a testar com ele?
> 
> Vi que a recomendação é de NAO usar mais essa feature, pois pode causar mais problemas do que melhorias.
> 
> Mas vejamos um caso prático:
> 
> O PTT anda tendo vários problemas, e normalmente nao chega a cair totalmente, e sim gerando perda de pacote absurda que faz o router perder a conexao e cair a sessao. Segundos depois ele consegue estabelecer e começa a receber as rotas até que para de novo, ficando as rotas por alguns segundos (holdtime) ateh que a sessao caia de novo. E assim vai até vc assumir o controle e dar um shutdown nas sessoes "forçadamente".
> 
> Com o ip bgp dampening, quando começar a flapar as rotas vindo dessas sessoes, ele vai penaliza-las e depois de um tempo deixar de usar por X minutos (60 o padrao). Diminuindo assim a percepção dos usuarios das intermitencias.
> 
> Estou correto?
> 
> Entao, pensando num caso como este, pq nao usar?
> 
> No google, só vi recomendação de nao usar. Alguns tutoriais mais antigos falam de usar, mas dai sempre tem algum post recente de alguem falando isso "olha, é melhor nao usar, de acordo com a recomendação da RIPE mesmo, etc etc etc"
> 
> Meu cenário é "simples", tenho 3 transitos e 1 conexao ao ptt-sp apenas.
> 
> Por isso, pergunto à vcs. Vcs usam? Valores personalizados (maior pontuação para discartar a rota por exemplo?) ou valores padroes? Ou nao usam mesmo pois no dia a dia isso acaba mesmo gerando mais problemas?
> 
> E complementando o caso: Quem nao usa, como lidar com intermitencias como a do PTT sem precisar "por a mao" e dar o shut manual nas sessoes?
> 
> Abraços,
> 
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list