[GTER] PPS em Mikrotik

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Fri Sep 7 13:43:30 -03 2018

Em 07/09/2018 08:53, V. Feitoza escreveu:
> Ola,
>
> Gondim, estou implantando aqui esta solução de softrouter.
> Tem algum material de tuning na qual possa enviar, pois aqui com 1Gb de
> tráfego a galera sente uma grande lentidão.
> Realizei comparações com as modificações no sysctl do VyOS versão 1.2 e
> apliquei algumas no mesmo mas não surtiu efeito.
Olá Feitoza,

Tem pdf sim mas não consigo mandar aqui pela lista. Posso mandar direto
pro seu email. O VyOS 1.2 se eu não me engano usa um kernel antigo.
Posso te sugerir um teste? Logicamente que o hardware também vai
influenciar bastante, passe pra gente qual você está usando mas mesmo
1Gbps é bem pouco para se ter problemas.

Experimenta usar um Debian 9 (64bits) [1] com o Kernel 4.17 do
backports. O kernel 4.16 teve muitas melhorias de network do pessoal do
Facebook. O CPU affinity é importante para evitar migrações de contexto
entre os cores e quando usando sistemas NUMA verificar por qual NUMA a
interface está sendo gerenciada. Instale o FRR [2], é um fork do Quagga
que está em alta e com muitas contribuições.

[1]
http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/9.5.0+nonfree/amd64/iso-cd/firmware-9.5.0-amd64-netinst.iso
[2] https://frrouting.org/

  []´s