[GTER] Gomide

Everton Teles Rodrigues everton at nic.br
Thu Oct 18 18:22:15 -03 2018

Caros,

Segue nota publicada em
https://cgi.br/noticia/notas/falecimento-de-alberto-courrege-gomide/

*Nota: Falecimento de Alberto Courrege Gomide*

São Paulo, 18 de outubro de 2018.

O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Alberto
Courrege Gomide, um dos precursores do desenvolvimento da Internet no
Brasil. Gomide faleceu ontem (17/10/2018), em decorrência de
complicações de uma cirurgia pulmonar.

Sob a iniciativa de Oscar Sala em obter conexão às redes acadêmicas, foi
montada na Fapesp a equipe composta por Alberto Gomide, Joseph Moussa,
Vilson Sarto e Demi Getschko.  A ação foi relembrada em depoimento para
a Rede Ansp
(http://nara.org.br/images/docs/Depoimentos/3-2006_PORT_D-Getschko-A-Gomide_Depoimento_ANSP.pdf),
em 2006:

    “O jeito certo de conectar a Internet seria usar uma caixinha
    externa, que a gente só conseguiu um ano depois, e ainda emprestada:
    um roteador. Na verdade, o software, que o Joseph tinha instalado e
    que o Gomide especificou para comprar, conseguia fazer isso usando
    uma interface serial comum do Digital: podia-se usar uma interface
    serial dele e ligar diretamente à linha Internet, sem um roteador no
    meio. Seria mais difícil fazer isso com um IBM.
    (...)
    A conexão dependia da competência do Gomide em especificar,
    desenvolver e instalar o software. Quando eu fui para a FAPESP e
    tivemos uma reunião com o Prof. Sala, na intenção de conectar a
    redes acadêmicas, falei pra ele que, se trouxéssemos o Gomide,
    poderíamos garantir a conexão. Então o Prof. Sala pediu que fôssemos
    buscá-lo e, com o Gomide lá, a coisa começou a andar.”

Em um e-mail para o Fermilab, nos EUA, de 06/02/1991, Gomide anunciou os
preparativos finais para a conexão definitiva da Internet no Brasil:

    "I'm glad to annouce that the link Fapesp-Fermilab (ESNet) is ready
    to operate, running TCP/IP over Decnet. Multinet, from TGV,
    implements the connection and the domain name server for the
    top-level .BR domain.

    Thus, we'll have a stable connection between Internet and RNP, the
    Brazilian Academic Network. We should also emphasize the very
    significant contribution from all the parts involved in the
    activation of this link, and wish all the best for the partners of
    the current networking efforts."

À família e aos amigos de Gomide, nossos sentimentos.

*Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br*
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br
(http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins
de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê
Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o
registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/),
estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br
(http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e
operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores
sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br
(http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de
Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade
brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de
políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o
escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

*Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br*
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer
diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da
Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços
Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a
disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do
multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de
governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que
todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas
decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança
e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em
http://www.cgi.br/.

NIC.br | Everton T. Rodrigues
Coordenador de Comunicação/Communications Coordinator
Assessoria de Comunicação
+55 11 5509-3544
www.nic.br <http://nic.br>