[GTER] Designação de blocos /31 no REGISTROBR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Oct 2 09:29:05 -03 2018

Mais ou menos @Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>

Até esses tempos eu tinha uma metodologia como sendo a "ideal" para esse
tipo de problema.
Criar um outro ID da própria empresa só para sub-delegar endereços de
enlace. De todos os clientes...
E no reverso(PTR) deixar explícito que aquele IP era do cliente.

Mas não subestime a capacidade de fazer safadeza dos abiguinhos
gambiarrentos.

Acompanhei um causo de um conhecido em que ele teve problemas com alguns
bancos porque o "j"ênio do cliente dele teve preguiça de resolver os
problemas que apareciam com o próprios blocos e fazia NAT com o IP do
Enlance fornecido por esse amigo.
Detalhe: O próprio cliente dele relatou que já fazia quase um ano que
estava fazendo assim.

Esse é um tipo de subterfúgio que eu sempre uso PARA TESTAR possíveis
problemas com os blocos IP próprios...
Mas tão logo esses problemas tenham sido confirmados e identificados, essa
GAMBIARRAS tem que ser desfeitas.

Olha o tipo de gente tá metendo a mão em coisa séria!!!
Esse naipe de pessoas nunca poderia ter recebido recursos numéricos!
Que larguem mão de ser preguiçosos e vão atrás de saber como funciona
geolocalização.
Que vão procurar saber a importância de um IRR.

Então por isso, estou mudando minhas recomendações sobre o uso de IPs
válidos para fazer enlace.
O @Junior Corazza <corazza at incert.com.br> já falou sobre isso na GTER 44.
O problema é que não existe um bloco IPv4 inválido específico para isso.
Então acaba sempre sendo uma dor de cabeça a escolha do range para isso.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação