[GTER] VIVO no PTT-PR ?

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Thu Nov 29 10:18:33 -02 2018

Olá amigos,

Ontem resolvi rodar um Speedtest descompromissado para verificar minha
conexão de casa (VIVO Fibra) e apesar das velocidades estarem normais
percebi uma latência bem acima da comum...  o que antes ficava em 3~5ms
agora não dá menos de 15~18ms.

Como estou na região de Curitiba naturalmente o próprio sistema/app
automaticamente já seta algum dos hosts da cidade para teste, mas ao
disparar para os hosts de SP a latência é bem menor (6~8ms).

Analisando melhor as rotas observei que a VIVO não está mais trocando
tráfego com ninguém no PTT-PR, obrigando o tráfego a ir para SP para depois
voltar para o PR mesmo em destinos locais (Copel, Celepar, UFPR, etc.).
Pensei que pudesse ser algo na minha rota IPv6 mas fiz alguns testes em v4
e o mesmo comportamento ocorre.

Procurando pelo histórico da encontrei essa thread [1] do inicio de 2017,
há relação? Alguém notou tal comportamento em outras regiões recentemente?

[]´s

[1] - https://eng.registro.br/pipermail/gter/2017-March/068224.html