[GTER] Anunciar CGNAT para OCA'S

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Nov 26 17:11:03 -02 2018

Anuncie IPv6 para suas CDNs e seja muito mais feliz.

Mas no caso de IPs de CGNAT (100.x), eu lembro de já ter visto
controvérsias sobre isso com defesas de uma e de outra alternativa. No caso
específico do Netflix (OCA), me parece difícil que eles consigam operar
tanto a questão de direitos de distribuição (geolocalização); outras CDNs
podem ser menos sensíveis a isso, exceto talvez ter que mudar sistemas de
logs para incluir um fator de diferenciação além do IP.

O que você pode fazer para trabalhar com dados de realidade é perguntar
para cada uma das CDNs que você tem se você poderia anunciar faixas de
CGNAT e desativar NAT para cada uma dessas CDNs.

Rubens