[GTER] Servidor de LOG ISP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Nov 14 17:01:18 -02 2018

Realmente o NAT predefined (determinístico) não tem necessidade de log do
NAT.

Mas do ponto de vista da qualidade de navegação o BPA é muito mais
confortável.

E o log do BPA fica muito menor do que o log um-a-um.

Fiquei curioso sobre como fez esse NAT.
Iptables direto mesmo ou usou open-vswitch?

Uma coisa bem legal de se usar IPoE é que você consegue entregar rota
estatica pelo DHCP.
Então rotas "internas", isentas de NAT, o próprio CPE faz esse desvio com
PBR.

Em qua, 14 de nov de 2018 15:24, Marcelo Gondim <gondim at bsdinfo.com.br