[GTER] Incidente (possível) Layer2 em circuito de operadora sendo atacado

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Sun May 27 15:05:25 -03 2018


Existe conectividade por outra operadora? Se sim, vc pode manipular dar
seus anúncios para esta outra operadora e então verificar se o
comportamento vai migrar para esta operadora q certamente está em outra
interface ou se este comportamento vai cessar.

Se realmente vc estiver diante de um DDoS o comportamento deve persistir na
outra operadora, exceto é claro se ela tiver algum recurso para "limpar" o
tráfego.

Vamos conversando pra tentar esclarecer isso.

Paulo Henrique Fonseca - mobile

Em dom, 27 de mai de 2018 14:27, Raphael Pontara <pontara at outlook.com>
escreveu:

> Sim, é possível.
>
> Você poderia exemplificar qual seria informação - diferente do que eu
> mencionei - que você gostaria de ter?
>
> De repente, pode ser algo que eu não tenha notado, mas no Torch aparecem
> várias origens com destino ao meu IP do /30 com a Oi (a maioria) e alguns
> destinos diferentes do /30 e dos blocos do AS em questão.
>
>
> Raphael Monteiro
> +55 (27)99252-5555 (Claro)
>
>
> Em 27 de mai de 2018, à(s) 11:18, savio.marques <
> savio.marques at sustentatelecom.com.br> escreveu:
>
> > Seria possível enviar a imagem do touch?
> >
> >
> > Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
> > -------- Mensagem original --------De: Raphael Pontara <
> pontara at outlook.com> Data: 26/05/18  14:00  (GMT-04:00) Para:
> gter at eng.registro.br Cc: ld-numeracaoip at oi.net.br, ouvidoria at anatel.gov.br,
> abuse at oi.net.br Assunto: [GTER] Incidente (possível) Layer2 em circuito
> de operadora sendo atacado
> > Olá a todos,
> >
> >
> > Estou envolvido na tentativa de resolução de um incidente com o circuito
> IP de um cliente Oi.
> >
> >
> > Inicialmente, o incidente estava sendo tratado como um possível ataque
> DDoS, mas após alguns procedimentos de troubleshooting, foi verificado que
> o circuito também recebia tráfego que não era direcionado nem ao /30 de
> enlace com a Oi nem ao AS.
> >
> > Inclusive, não é possível sequer estabelecer uma conexão com uma
> mitigadora de ataques, já que o incidente compromete o Layer 2 do circuito.
> >
> >
> > Em resumo, o equipamento fica com a WAN saturada, mesmo sem haver fluxo
> (todas as interfaces do equipamento estão desativadas, com exceção da
> interface ligada à operadora), conforme a imagem neste link
> https://ibb.co/ghxxmT
> >
> >
> >
> > O incidente perdura por 22 dias consecutivos e contém as seguintes
> características:
> >
> >
> > 1 - Ocorrência apenas no período entre 7:00 e 23:00 (UTC-4:00);
> >
> > 2 - Atividade: tempo exato em horas, ocorrendo por uma ou três horas
> consecutivas, com intervalos de uma hora quando o incidente ocorre por três
> horas e o contrário quando o incidente ocorre por uma hora. Também há a
> ocorrência em horas alternadas (hora sim, hora não);
> >
> > 3 - Frequência de atividade:  4 à 8 vezes por dia;
> >
> > 4 - Procolos: TCP, UDP, ICMP;
> > 5 - Portas: Predominância de portas com dígitos repetidos como 5555,
> 6666, 7777, 8888, 6688, 1122, etc;
> > 6 - Foram capturados pacotes com destino ao nosso enlace e ao AS, mas
> também para outros destinos na porta 6 UDP e TCP;
> > 7 -Sintoma: Tráfego no sentido de download da interface física, no valor
> máximo admitido pela interface;
> > 7 - Tráfego com destino a outros IPs que não são do /30 do BGP nem dos
> IPs do AS;
> >
> > Características do cenário:
> >
> > 1 - Equipamento: MikroTik CCR1036-12G-4S (RouterOs 6.40.8 BugFix -
> Firmware 3.41)
> > 2 - Gbic: HG Genuine MXPD-243S
> > 3 - Portas do equipamento testadas: sfp1 a sfp4
> > 4 - Segundo equipamento utilizado no TS: MikroTik CCR1036-12G-4S
> (RouterOs 6.42.1 Current - Firmware 6.42.1)
> >
> > Explanação sobre o fato:
> >
> > - Foi percebido  tráfego em máxima capacidade da interface e para tentar
> cessar o tráfego, a vlan entre o ISP e a Operadora foi desativada.
> > Porém, o tráfego não cessava.
> >
> > - Foram desativadas as demais interfaces que estavam ativas no
> equipamento, com exceção das interfaces físicas onde chegava o link, bem
> como a interface de gerência, a qual estava diretamente conectada a um
> computador. porém, o tráfego também não cessava.
> >
> > - Foram desativados IPs, rotas e quaisquer outras configurações que
> pudessem propiciar o fluxo na interface. O tráfego permaneceu saturado.
> >
> > - Foi realizada a troca da Gbic, o que também não surtiu efeito.
> >
> > - A fibra foi colocada em um novo equipamento (retirado da caixa), sem
> qualquer configuração prévia (default configuration) e o mesmo sintoma
> ocorria.
> >
> > - Durante a captura de pacotes, percebeu-se que o tráfego era
> proveniente do MAC ADDRESS do equipamento da operadora (fora do site) e o
> destino não era broadcast;
> >
> >
> > Algum de vocês já teve alguma experiência neste sentido ou sabe o que
> pode estar ocorrendo?
> >
> >
> > Atenciosamente,
> > Raphael Monteiro - MontNet
> > +5527992525555
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