[GTER] Incidente (possível) Layer2 em circuito de operadora sendo atacado

Raphael Pontara pontara at outlook.com
Sun May 27 13:19:41 -03 2018


Sim, é possível.

Você poderia exemplificar qual seria informação - diferente do que eu mencionei - que você gostaria de ter?

De repente, pode ser algo que eu não tenha notado, mas no Torch aparecem várias origens com destino ao meu IP do /30 com a Oi (a maioria) e alguns destinos diferentes do /30 e dos blocos do AS em questão.


Raphael Monteiro
+55 (27)99252-5555 (Claro)


Em 27 de mai de 2018, à(s) 11:18, savio.marques <savio.marques at sustentatelecom.com.br> escreveu:

> Seria possível enviar a imagem do touch? 
> 
> 
> Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
> -------- Mensagem original --------De: Raphael Pontara <pontara at outlook.com> Data: 26/05/18  14:00  (GMT-04:00) Para: gter at eng.registro.br Cc: ld-numeracaoip at oi.net.br, ouvidoria at anatel.gov.br, abuse at oi.net.br Assunto: [GTER] Incidente (possível) Layer2 em circuito de operadora sendo atacado 
> Olá a todos,
> 
> 
> Estou envolvido na tentativa de resolução de um incidente com o circuito IP de um cliente Oi.
> 
> 
> Inicialmente, o incidente estava sendo tratado como um possível ataque DDoS, mas após alguns procedimentos de troubleshooting, foi verificado que o circuito também recebia tráfego que não era direcionado nem ao /30 de enlace com a Oi nem ao AS.
> 
> Inclusive, não é possível sequer estabelecer uma conexão com uma mitigadora de ataques, já que o incidente compromete o Layer 2 do circuito.
> 
> 
> Em resumo, o equipamento fica com a WAN saturada, mesmo sem haver fluxo (todas as interfaces do equipamento estão desativadas, com exceção da interface ligada à operadora), conforme a imagem neste link https://ibb.co/ghxxmT
> 
> 
> 
> O incidente perdura por 22 dias consecutivos e contém as seguintes características:
> 
> 
> 1 - Ocorrência apenas no período entre 7:00 e 23:00 (UTC-4:00);
> 
> 2 - Atividade: tempo exato em horas, ocorrendo por uma ou três horas consecutivas, com intervalos de uma hora quando o incidente ocorre por três horas e o contrário quando o incidente ocorre por uma hora. Também há a ocorrência em horas alternadas (hora sim, hora não);
> 
> 3 - Frequência de atividade:  4 à 8 vezes por dia;
> 
> 4 - Procolos: TCP, UDP, ICMP;
> 5 - Portas: Predominância de portas com dígitos repetidos como 5555, 6666, 7777, 8888, 6688, 1122, etc;
> 6 - Foram capturados pacotes com destino ao nosso enlace e ao AS, mas também para outros destinos na porta 6 UDP e TCP;
> 7 -Sintoma: Tráfego no sentido de download da interface física, no valor máximo admitido pela interface;
> 7 - Tráfego com destino a outros IPs que não são do /30 do BGP nem dos IPs do AS;
> 
> Características do cenário:
> 
> 1 - Equipamento: MikroTik CCR1036-12G-4S (RouterOs 6.40.8 BugFix - Firmware 3.41)
> 2 - Gbic: HG Genuine MXPD-243S
> 3 - Portas do equipamento testadas: sfp1 a sfp4
> 4 - Segundo equipamento utilizado no TS: MikroTik CCR1036-12G-4S (RouterOs 6.42.1 Current - Firmware 6.42.1)
> 
> Explanação sobre o fato:
> 
> - Foi percebido  tráfego em máxima capacidade da interface e para tentar cessar o tráfego, a vlan entre o ISP e a Operadora foi desativada.
> Porém, o tráfego não cessava.
> 
> - Foram desativadas as demais interfaces que estavam ativas no equipamento, com exceção das interfaces físicas onde chegava o link, bem como a interface de gerência, a qual estava diretamente conectada a um computador. porém, o tráfego também não cessava.
> 
> - Foram desativados IPs, rotas e quaisquer outras configurações que pudessem propiciar o fluxo na interface. O tráfego permaneceu saturado.
> 
> - Foi realizada a troca da Gbic, o que também não surtiu efeito.
> 
> - A fibra foi colocada em um novo equipamento (retirado da caixa), sem qualquer configuração prévia (default configuration) e o mesmo sintoma ocorria.
> 
> - Durante a captura de pacotes, percebeu-se que o tráfego era proveniente do MAC ADDRESS do equipamento da operadora (fora do site) e o destino não era broadcast;
> 
> 
> Algum de vocês já teve alguma experiência neste sentido ou sabe o que pode estar ocorrendo?
> 
> 
> Atenciosamente,
> Raphael Monteiro - MontNet
> +5527992525555
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> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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