[GTER] IPv6 Prefix Delegation Residencial - Fixo ou Dinâmico ?

Vinícius Dalcin viniciusdalcin at gmail.com
Mon May 21 13:37:04 -03 2018

Ate onde entendi o mais sensato seria isso ?

             Ajusta a documentação (PHPIPAM ou outro) dos prefixos v4 ou v6
para que fiquem sumarizado em cada Concentrador. No caso v4 deixar sobra de
cgnat para "expanção" (ideia é v4 diminuir assim que  subir v6) e no v6
também documentar certinho com as devidas reservar para expansão. Sumariza
como colega já explicou acima.
            Caso a entrega seja por Radius crie um pool para cada
Concentrador seguindo a sequencia para sumarizar.
            Acho que com isso se diminui muito  a tabela..
            Quando possível deixar prefixos para que sejam entregues fixo
(pppoe /30 /29 etc..).
            Não é necessário fixar prefixo ao cliente e sim pool de prefixo
sequenciais ao Concentrador.
            Com isso certinho segue o que o colega falou rota null e
sumariza com bgp mesmo ou ospf.. ai depende da topologia de roteamento.

Atte;
Vinícius