[GTER] IPv6 Prefix Delegation Residencial - Fixo ou Dinâmico ?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu May 17 18:02:06 -03 2018

A prática me faz discordar de você!

Quem já apanhou com saturação de FIB de switch-router da rede interna,ou
quem já teve problema na convergência dos prefixos internos,
deve ter lembrado do que estou falando...

Vou tentar construir um exemplo num cenário HIPOTÉTICO de alguns ISPs
brasileiros:

Vamos esquecer(por hora) o IPv6 e ficar só no IPv4.
Também vamos deixar de lado o CG-NAT, para focar na questão do número de
prefixos.

1 X Huawei 5720 ou 6720 como L3
    (pode ser com o Nexus também)
    - Vai bem até uns 4K prefixos
3 X CDNs
    - 3X /29
4 X CCRs fazendo B-RAS, com 1500 cliente cada
    - Vamos presumir todos na mesma vlan fazendo load balance com
first-response.
    - Digamos que o cara seja pré 2015 e tenha conseguido ip válido para
todo mundo.

Se a alocação do IP do cliente for feita pelo Radius(ERP/CRM/etc), não tem
como assegurar que o cliente está nesse ou naquele B-RAS, então deixa por
conta do IGP(Geralmente OSPF) ensinar os demais dispositivos de roteamento
que aquele prefixo /32 está naquele router através do redistribute
connected.

Se são 1500 em 4 B-RAS, são 6K prefixos...
 -> A FIB do Switch L3 não vai gostar!
Aí o cara ativa a auto-summary do OSPF.
 -> Convergência fica um coconut, CPU mono-núcle atola.
 -> E aí começa as novelas do "IP-Preso ficou preso no outro concentrador".

Como eu costumo resolver isso?
 -> Deixa o B-RAS atribuir o IP pelo pool local
 -> Mete uma rota /22 ou /23 para Null0 e coloca o OSPF fazer redistribute
static[1].
"Mas Douglas, e os cliente com IP-Fixo?"
 -> Tenha o cuidado de deixar esses IPs num bloco diferente do restante.
 -> Esses você continua atribuindo através do Radius.
 -> E ativa o redistribute-connected[1] que aí desses 6k clientes, deverão
ser uns 400-500 com IP Fixo.
Nessa brincadeira o número de prefixos da rede interna vai ficar nesses
400-500 dos IPs fixos, e mais umas 30-40 rotas do restante.

[1] OBVIAMENTE você vai colocar filtragem de prefixos anunciados no OSPF,
né!?
    NÉ?????????????????

P.S.: Me lembrei da parte do:
"Se uma dos meus concentradores cair, como o Pool é fixo, não vou ter IP
para todo mundo."
   - Para esse caso eu já fiz umas gambis bem loucas, usando:
      - Rotas /dev/null(reditribuída) mais específicas no B-RAS preferido
      - Rotas /dev/null(reditribuída) menos específicas no B-RAS
não-preferido

  Mas só essa pare levaria umas 40 linhas para explicar.

---

História contada para IPv4, e o mesmo vale para IPv6!
Só replicar e adaptar algumas coisinhas...

Com os blocos do CG-NAT também é quase a mesma coisa.
 -> Para os prefixos inválidos, aloca um range gordinho o suficiente para
cada caixa.

A única indefinição é para os Blocos Válidos usados no CG-NAT
Aí entra a complexidade do "aonde fazer o NAT?".
   - Outra Novela... Que não é o foco agora.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação