[GTER] IPv6 Prefix Delegation Residencial - Fixo ou Dinâmico ?

Gabriel Mineiro mineiro at tca.com.br
Thu May 17 08:52:04 -03 2018


Adiamos a implantação em massa do IPv6 nos usuários domésticos porque um conhecido vendor não suporta o atributo "Delegated-IPv6-Prefix" via Radius. Os chamados começaram a subir exponencialmente quando tentamos implementar usando prefixo dinâmico na CPE.


Gabriel Mineiro

-----Mensagem original-----
De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Fernando Frediani
Enviada em: quinta-feira, 17 de maio de 2018 00:32
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] IPv6 Prefix Delegation Residencial - Fixo ou Dinâmico ?

Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito deste assunto como também daqueles que estão distribuindo IPv6 para usuários de banda larga como estão preferindo fazer.

Alguém já pensou em fazer ou já está fazendo distribuição sempre do mesmo Prefixo no Prefix Delegation para cada cliente previamente cadastrado no seu CRM/ERP ? O seu CRM/ERP suporta essa funcionalidade ?

Assisti uma palestra do Luis Balbinot no último GTER [1] sobre este assunto e achei muito interessante além de simpatizar com a ideia de entregar sempre o mesmo prefixo por razões como:
- simplificação
-elimina a necessidade de DNS dinâmico, e -facilidade na identificação do usuário por imposição legal.

Além disso outro problema que desaparece nesse cenário é o de "CPE Pendurada" (página 22) quando há queda na conexão da CPE (devido à queda de energia ou outra razão), ela recebe outro prefixo que acaba não sendo adequadamente passado para os devices atualizarem-se causando a quebra da navegação em IPv6 forçando o failback para IPv4 até o refresh daquela conexão com a CPE.

Quais os pontos negativos que vocês enxergam nessa prática ? O único citado que eu me lembro e que é apenas uma hipótese é do cliente reclamar de uma menor privacidade por ter que navegar sempre com o mesmo prefixo/IP, apesar de que esse "problema" já existe em outro cenários similares mesmo em IPv4.

A BCOP mencionada [2] nos slides está na URL abaixo.

Qual a visão de vocês ?

Obrigado
Fernando Frediani

[1] -
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter44/07-alocacao-IPv6-clientes-finais.pdf
[2] - https://www.ripe.net/publications/docs/ripe-690

--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter


More information about the gter mailing list