[GTER] IPv6 Prefix Delegation Residencial - Fixo ou Dinâmico ?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu May 17 08:32:29 -03 2018

Lado positivo já foi ressaltado por ti.

No lado negativo me veio a cabeça a questão do número de prefixos nas
tabelas de roteamento IGP(OSPF ou similares).

No cenário atual brasileiro de ISPs é muito comum o uso de switch-routers
com FIB limitada em torno de 5-20K rotas.

O uso da delegação de prefixos baseada no pool do B-RAS viabiliza a
sumarização desses blocos de prefixos.
Ou seja, se tem 1K-1,5K clientes num B-RAS, ao invés de mil, mil e
quinhentos prefixos, tem um só (nesse caso rota para Null0 e redistribute
static ajuda muito). Isso vale para v4 e v6.

Uma alternativa que eu acho que pode ajudar é aumentar a inteligência da
parte de DHCP nisso. Aumentar o lease time para uma semana já ajudaria.