[GTER] Forma correta de implementação de IPv6

Christian Lyra poplyra+eng at gmail.com
Mon May 14 21:18:06 -03 2018

Caros,

> Não cara... Não está correta.
>
> Mas fica tranquilo que essa confusão não é incomum. Muita gente comete essa
> gafe.
> Na verdade a raiz do equívoco está em querer pensar em v6 com a mesma linha
> de raciocínio que pensa em v4.
>
> Teu provedor que entrega v6 deve ter te entregue 1 IP de um /64(ou um /128)
> na wan do teu link, e um prefixo /64 entregue através de prefix-delegation.
> A tua rota default v6 vai estar vinculado naquele primeiro IP da WAN.
> Isso geralmente deveria ser atribuído automaticamente...
>
> Esse /64 inteiro deve ser usado na tua LAN.
> [...]
De acordo com o Douglas. Na verdade o 1 IP da interface wan pode até mesmo
ser link-local (fe80::) que vai funcionar já que a rota default tb pode ser
 link-local (da operadora é claro). Se vc quebrar o /64 então vai ter que
distribuir internamente com dhcpv6. Se deixar o /64 inteiro então dá para
distribuir via RA. O pessoal de operadora com quem conversei disse que não
gosta de enviar algo diferente de /64 porque usualmente o CPE do usuário
não sabe lidar com isso. Não sei se procede ou se foi... deixa pra la :-).