[GTER] Forma correta de implementação de IPv6

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 14 14:43:22 -03 2018

Não cara... Não está correta.

Mas fica tranquilo que essa confusão não é incomum. Muita gente comete essa
gafe.
Na verdade a raiz do equívoco está em querer pensar em v6 com a mesma linha
de raciocínio que pensa em v4.

Teu provedor que entrega v6 deve ter te entregue 1 IP de um /64(ou um /128)
na wan do teu link, e um prefixo /64 entregue através de prefix-delegation.
A tua rota default v6 vai estar vinculado naquele primeiro IP da WAN.
Isso geralmente deveria ser atribuído automaticamente...

Esse /64 inteiro deve ser usado na tua LAN.
É recomendado inclusive aos provedores que entreguem /56 para usar vários
/64 em múltiplas LANs(Ex.: Vlans com finalidades específicas).

Eu sugiro que você faça o curso EAD de IPv6 Básico do Registro.BR, é
excelente.
P.S.: Aqui tem um tiquinho de hipocrisia, fiz o v6 básico presencial há uns
6-7
      anos atrás, e nunca fiz a versão EAD. Mas é muito bem recomendado.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação